Prefeitura promove Ciclo de Diálogos sobre Proteção Integral para servidores

Educação
04/10/2021 10h02

Profissionais das secretarias da Prefeitura de Aracaju podem se inscrever para participar do I Ciclo de Diálogos sobre Proteção Integral. A formação terá início na próxima terça-feira, 5, e abordará temas importantes sobre saúde física e mental e proteção social.

A formação é de iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), e será realizada em cinco encontros de forma online.

No total, serão ofertadas 100 vagas para servidores das quatro áreas, que receberão certificação de 20 horas pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe). As inscrições podem ser feitas através deste https://forms.gle/J955dboERxytJoRz7.

“Todos os dias, teremos apresentações no sentido da proteção integral. Essa formação é ampla e intersetorial, justamente para que a gente comece a partir dos nossos profissionais essa sensibilização, para que possam entender os sinais e que peçam ajuda. Nos outros encontros, o objetivo é de que estes profissionais percebam estes sinais no outro, que sinais de alerta são esses que demandam atenção no que diz respeito à criança, ao adolescente, à mulher. E qual é a rede de proteção que temos à disposição, quais os fluxos a serem seguidos em casos de violação de direitos”, explica a coordenadora da Coped, Maíra Ielena Nascimento.

A formação contará com palestras de profissionais das pastas envolvidas e também atividades práticas. A ação ocorrerá ao longo dos meses de outubro e novembro. “A Semed abre as portas para a intersetorialidade, para que possamos trabalhar juntos, com toda a rede de apoio disponível para a proteção integral da pessoa, passando pela sua integridade física, moral e mental”, completa Maíra.

Confira a programação
5/10 -  Abertura e sensibilização do profissionais: autoconhecimento, identificação de sinais de alerta, percepções e autopercepções sobre o sofrimento: SMS
19/10 -  Proteção integral da criança e adolescente: sinais de alerta que demandam atenção: SMS e SEMFAS
09/11 - Apresentação da rede e fluxos: SMS, SEMFAS, SEMED
16/11 -  Violências domésticas: PMMP, SMS, SEMFAS, SEMED
30/11 - Uso abusivo de álcool e outras drogas: estratégias de redução de danos: SMS e SEMFAS