Prefeitura divulga canal de comunicação sobre investimentos em parceria com o BID

Assistência Social e Cidadania
29/08/2021 07h10

Na última terça-feira, 28, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS), acompanhado e monitorado pela Coordenação da Área Social (UCP), da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu nos bairros Santa Maria e 17 de Março, zonas sul, uma blitz de conscientização para divulgar o Sistema de Reclamações e Queixas (SRQ).

A ação, realizada por uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogo, técnicos e estagiários do PTS e da UCP, foi desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Celso Daniel, no Santa Maria, e Dr. Roberto Paixão, no 17 de Março.

O canal de comunicação faz parte do “Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju - Construindo para o Futuro”, a partir do qual o Município está executando um conjunto de obras de infraestrutura com recursos do financiamento superior a R$420 milhões, viabilizado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A divulgação da plataforma foi feita através das abordagens aos moradores com a distribuição de panfletos e cartilhas. De acordo com a coordenadora do PTS, Renata Góes, a ação não estava prevista no cronograma de atividades que devem ser executadas até o ano de 2023, porém, foi observada a necessidade da divulgação nas comunidades.

“É um diferencial. A ferramenta foi criada para a comunidade ter a oportunidade de dar a sua opinião sobre as obras que estão sendo executadas nesses locais, sejam reclamações, elogios ou sugestões. Temos uma assistente social contratada exclusivamente para o Sistema. Os moradores ainda desconhecem as plataformas disponíveis para contato é estamos aqui para que conheçam o nosso canal de comunicação”, reforçou.

Em um ano de execução das atividades do PTS, iniciadas em setembro de 2020, apenas cinco queixas foram registradas no SRQ até o momento. “Percebemos que as obras não têm gerado muitos transtornos. Dentre as queixas, já recebemos demandas que pertencem a outras empresas, como um vazamento de água na rua, por exemplo, na qual fazemos o encaminhamento. Outras foram sugestões relacionadas às obras e atividades socioeducativas que realizamos”, concluiu a coordenadora.

Ao registrar a queixa no SRQ, o prazo para a resposta acontece dentro de 10 dias. As ligações são gravadas e um número de protocolo é enviado via SMS ao celular cadastrado para que o cidadão possa fazer o acompanhamento.

Canais
Para maiores informações sobre as obras realizadas nos bairros Santa Maria e 17 de Março, bem como fazer reclamações ou dar sugestões, é só entrar em contato através dos telefones 0800 591 7214 (ligação gratuita) ou (79) 99931-9191 (ligação e WhatsApp), por e-mail no cepecemaracaju.@gmail.com ou pelo site no www.equipamentossociais.com.br

Para quem deseja um atendimento presencial, é só se dirigir ao Plantão Social instalado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP), da Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat), na Avenida I, s/n, no 17 de Março.

Os atendimentos presenciais e por telefone são realizados de segunda a sexta-feira, de 8h até 13h.