Escola da rede municipal participa de ação sobre o Setembro Amarelo

Educação
28/09/2021 10h29

Sendo a escola considerada uma segunda casa, é também um ambiente de acolhimento e enfrentamento às situações de vulnerabilidade. Neste sentido, ela desempenha um importante papel no Setembro Amarelo, campanha nacional de combate e prevenção ao suicídio.

Em alusão a esta campanha, as escolas municipais de Aracaju têm trabalhado o tema entre a comunidade escolar. Para a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Joaquim Cardoso, localizada no Bairro América, a parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim tem rendido bons frutos. 

Na manhã desta terça-feira (28), a diretora escolar, Crys Souza, participou de uma roda de conversa com o Cras do bairro para discutirem os principais sinais de pensamentos suicidas e como é possível ajudar. Também participara da ação representantes da Unidade Básica de Saúde (USB) Adel Nunes, do Hospital de Custódia e da comunidade local.

"Foi um convite para sensibilizarmos todas as equipes e, principalmente, nossa comunidade, sobre a questão do suicídio, um problema tem aumentado nos últimos tempos, principalmente neste período de pandemia, em que tivemos isolamento social. Então o objetivo foi justamente abordar o tema e multiplicarmos em nossos ambientes de trabalho, a importância da termos pessoas bem ao nosso lado, porque as vidas importam", relata Cristiane Costa.

A coordenadora do Cras Enedina Bomfim, Elisabete Ribeiro, explica que este foi um caminho encontrado para pensar em formas de maior acolhimento às famílias e em como seria possível trabalhar para amenizar o sofrimento trazido pela pandemia.

"A parceria entre escola e Cras é importante e necessária para ajudar as famílias que atendemos. Os casos de depressão e ansiedade têm aumentado durante a pandemia. Muitas famílias não souberam lidar com todo o mundo, o tempo todo, dentro de casa e é preciso que todos estejam atentos para observar pedidos de socorro. Só de mãos dadas podemos ajudar nossas famílias, levando as informações necessárias a elas, garantindo seus direitos e cuidando da saúde mental destes", pontua a coordenadora do Cras.

Após este encontro, a diretora afirma que o tema será multiplicado entre a comunidade escolar. A escola produzirá panfletos para entregar aos responsáveis pelos alunos e pequenos vídeos tambem serão enviados, uma forma de sensibilizá-los sobre a importância  da vida e alertar sobre as temáticas do Setembro Amarelo.

"Nós, escola e Cras, sempre fazemos o fortalecimento  de ações, em conjunto, na nossa comunidade. Sempre que surge uma temática de interesse em comum, fazemos esses encontros, a exemplo da Semana de Conscientização Contra o Abuso de Crianças e Adolescentes e o evento Mulheres Empoderadas", conta a diretora da escola.