Covid-19: Prefeitura segue aplicando segunda dose em pessoas em situação de rua

Saúde
30/09/2021 13h00

Desde a primeira semana do mês de setembro, as pessoas em situação de vulnerabilidade social seguem recebendo a segunda dose da vacina contra a covid-19. Das 488 pessoas já vacinadas, 149 já receberam a segunda dose (D2). Até o dia 6 de outubro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde seguirá realizando a busca ativa dessas pessoas para aplicação da segunda dose.

“Temos, aproximadamente, 300 pessoas que foram imunizadas com a AstraZeneca e já vacinamos a metade dessas pessoas com a D2. Há ainda um quantitativo de outras 100 pessoas que ainda não foram vacinadas e que, caso o município receba novas doses com aplicação única, deverão ser imunizadas com a vacina Janssen. Vale salientar que algumas pessoas receberam o imunizante da AstraZeneca devido ao fato de Aracaju começar a campanha da vacinação para a população em situação de rua, público este prioritário, antes do município receber o imunizante da Janssen”, explicou a coordenadora do Consultório na Rua da SMS, Jayane Trindade.

Ainda de acordo com a coordenadora, a equipe do Consultório na Rua segue com a busca ativa para a vacinação contra a covid -19, três dias por semana, e em alguns sábados. A vacinação itinerante percorre toda a capital, da zona sul à zona norte, em territórios já acompanhados pelo serviço, mas outros locais onde também concentram pessoas em situação de rua e profissionais do sexo, os quais fazem desse território seu local de sobrevivência.

“Nessa busca ativa para aplicação da D2 da AstraZeneca, com nossa equipe indo ao território, semanalmente, percebemos que algumas pessoas já não estão mais no município. Mas, ressaltamos que na aplicação da D1, todas as informações a respeito da vacinação, bem como do cartão de vacina, do intervalo entre as doses e todas as orientações de possíveis lugares em que eles poderiam buscar vacina mesmo não estando no município, foram repassadas”, salientou Jayane.

Serviços de saúde

Dentro da rede assistencial prestada à população em situação de rua, o Município oferta serviços do Consultório na Rua e do Projeto Redução de Danos. As ações realizadas pela equipe do Consultório na Rua acontecem de maneira integrada e compartilhada com a Rede de Atenção Básica (Reap) e nos demais centros de atenção em Saúde, a exemplo dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e serviços de urgências e emergência.