Em votação inédita, corpo clínico do Hospital Fernando Franco elege diretoria clínica

Saúde
28/09/2021 10h57

Em votação inédita realizada nesta terça-feira, 28, os profissionais médicos do Hospital Municipal Zona Sul Desembargador Franco Franco elegeram a diretoria clínica da unidade. Dos 45 votantes, apenas um anulou o voto e os demais chancelaram a chapa composta pelos médicos Suyan Mychelle Dias Silva e Rodrigo Mourão Araújo, que passam a ocupar, respectivamente, os cargos de diretora e vice-diretor clínico.

A medida, estabelecida no Regimento Interno do Corpo Clínico, aprovado pelo corpo clínico do hospital em agosto deste ano, está em conformidade com o Conselho Regional de Medicina (CRM) e faz parte das ações empreendidas pela Prefeitura de Aracaju para qualificar os fluxos e a estrutura interna da unidade.

“Tivemos o nosso regimento interno homologado pelo CRM no dia 8 deste mês, e a partir de então nos foi dado o prazo de até 30 dias para realizar essa eleição. Com o resultado da votação, faremos a ata e encaminharemos para o CRM para homologação, e em até 45 dias teremos que formar a comissão de ética, que também será composta por médicos do corpo clínico. Todas essas etapas que vêm sendo executadas estão dentro das exigências do conselho”, explicou a diretora clínica Suyan Mychelle. 

A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (Reue) da SMS, Claudia Pardo, ressaltou a importância da diretoria clínica no processo de gestão. “Esse processo eleitoral para escolha da direção clínica é um marco na história do Hospital Fernando Franco e é de suma importância, porque permite de forma democrática que o corpo clínico escolha a sua voz, o seu representante diante da administração, alguém para supervisionar os serviços médicos e sempre buscar melhorias. O compromisso será de manter sempre uma gestão transparente tornando o serviço cada vez melhor e de qualidade na assistência prestada aos usuários”, declarou.

Regimento aprovado
O Regimento Interno do Corpo Clínico, já homologado pelo CRM, norteará as ações e serviços de saúde que são executados no hospital, vinculado à Rede de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde de Aracaju (SMS).

Compõem o Corpo Clínico: diretor clínico, vice-diretor clínico e os médicos coordenadores de área, os quais serão escolhidos pelo diretor clínico, baseado nos profissionais de cada área de atuação ou especialidade.

Hospital Fernando Franco
Localizado no bairro Farolândia, o Hospital Municipal Zona Sul Desembargador Fernando Franco é uma unidade de saúde subordinada à Rede de Urgência Emergência e está vinculado ao sistema municipal de saúde para atendimento de pacientes agudos e crônicos de baixa e média complexidade.

Dos serviços assistenciais prestados na unidade são ofertados: Área Clínica, com especialidade de Clínica Médica; Área Pediátrica, com especialidade de Pediatria; Área de Trauma, com as especialidades de ortopedia e cirúrgica. No Serviço Médico de Apoio Diagnóstico e Terapêutico estão contemplados os serviços de laboratório clínico; radiologia; ultrassonografia e eletrocardiografia.