Aracaju já vacinou 228 pessoas imunocomprometidas com a terceira dose

Saúde
29/09/2021 11h30

Desde segunda-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está imunizando com a dose de reforço as pessoas imunocomprometidas. O município ampliou o público, que passou a compreender pessoas acima de 50 anos, independente do imunizante recebido, e não somente pessoas entre 50 e 59 anos. Até o momento, já foram vacinadas 228 pessoas nesta categoria.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Imunização, Yuri Belchior, para receber a dose de reforço, os cidadãos acima de 50 anos com alto grau de imunossupressão, que se encaixam nos critérios de imunossuprimidos, de acordo com as deliberações da Nota Técnica do Ministério da Saúde, devem ter tomado a segunda dose do esquema vacinal com no mínimo 28 dias.

“Fazem parte do grupo de imunossuprimidos as pessoas que estão em tratamento quimioterápico, que tenham feito transplante de órgão sólido (rim, coração, fígado e pulmão), pessoas vivendo com HIV/Aids, pacientes em hemodiálise, pessoas que tenham Imunodeficiência Primária Grave, pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (Artrite Psoriática, Esclerose Múltipla, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Crohn, Retocolite ulcerativa)”, detalha.

Documentos e locais de vacinação
É necessário apresentar cartão de vacinação, documento de identificação com foto, comprovante de residência de Aracaju e relatório médico, caso não tenha tomado as duas primeiras doses como grupo prioritário de imunocomprometidos.

Para este público, o imunizante estará disponível em sete pontos fixos, das 8h às 16h. São eles: Estação Cidadania (Bugio); UBS Santa Terezinha (Robalo); Shopping Riomar (Coroa do Meio); Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial); Universidade Tiradentes (Farolândia); Uninassau (avenida Augusto Franco); e Igreja Universal do Reino de Deus (próximo ao Terminal DIA).

Também será possível ter acesso ao imunizante no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 17h, e não precisa código, basta apresentar relatório médico, cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Aracaju.

Idosos
A população acima de 60 anos que tomou a segunda dose até o dia 15 de abril, poderá tomar a dose de reforço nos mesmos sete pontos fixos da vacinação das pessoas imunossuprimidas, das 8h às 16h.

Nestes locais, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome da pessoa. Também, poderão se vacinar no drive-thru do Parque da Sementeira, com código validado.