Saúde de Aracaju alerta para importância do envelhecimento saudável

Saúde
01/10/2021 09h00
Início > Notícias > Saúde de Aracaju alerta para importância do envelhecimento saudável

Como forma de celebrar o Dia Internacional da Pessoa idosa, comemorado nesta sexta-feira, 1º de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz um alerta a respeito da importância do envelhecimento saudável.

Por meio do Programa de Saúde do Adulto e do Idoso, a SMS propõe um conjunto de ações que abrange desde o estímulo à prática de exercícios físicos, à alimentação saudável e reforço vacinal, com o acompanhamento da caderneta do idoso e a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.

A SMS tem priorizado fortalecer a organização de serviços de atenção, investindo na promoção da saúde, no acesso a serviços e na qualificação de profissionais. Segundo a referência técnica da linha de cuidado da pessoa idosa, Vanessa Barreto, entre as atividades, está a aquisição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que permite conhecer as necessidades de saúde dessa população.

“Por meio da caderneta, é possível identificar o comprometimento da capacidade funcional, condições de saúde, hábitos de vida, vulnerabilidades, além de ofertar orientações para o seu autocuidado. É um mês importante para intensificarmos ações voltadas a esse grupo que demograficamente vem aumentando de forma considerável, e nós, enquanto cidadãos e gestores, devemos nos conscientizar sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas, mediante políticas públicas que garantam os direitos até então conquistados, estabelecendo estratégias para um envelhecimento com qualidade de vida”, explica.

Retomada do programa
Segundo a referência técnica do Programa Academia da Cidade, Aline Guimarães, o envelhecimento saudável é muito mais que a ausência de doença.

“A perda das condições físicas e mentais impossibilita o idoso a realizar atividades do seu cotidiano causando sofrimento, tanto para ele quanto para a família. Seja ao ar livre, nas academias ou escolas, o profissional de Educação Física tem papel importante na construção de pessoas mais saudáveis e ativas. Na capital sergipana, a partir do Programa Academia da Cidade, esses profissionais promovem mais qualidade de vida através de exercícios dinâmicos, adaptando-os ao perfil dos alunos”, enfatiza.

Diante do cenário de queda nos números de casos e óbitos, assim como o avanço da campanha de vacinação contra a covid-19, as aulas presenciais nos polos estão sendo retomadas gradativamente. As aulas acontecem em espaços abertos, de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30, e no turno da tarde, das 15h30 às 17h30. Até o momento, foram reabertos os polos Augusto Franco, Maracaju, Santa Maria, Sol Nascente, Santos Dumont, América e Centro de Criatividade.

Notificação
De acordo com a referência técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes da SMS, Lidiane Gonçalves, o aumento significativo da população idosa traz consigo a necessidade de políticas públicas específicas para esse segmento populacional.
 “As denúncias de violência intrafamiliar contra a pessoa idosa aumentaram gradativamente ao longo do ano, havendo um incremento a partir de 2011, com a implementação do módulo Idoso no Disque 100 e o aperfeiçoamento da compulsoriedade das notificações, através da Lei nº 12.461/11, que alterou o artigo 19 do Estatuto do Idoso”, orienta.

Ainda segundo Lidiane, é preciso sensibilizar a todos, desde os profissionais de saúde, a família e a sociedade, para dar mais atenção ao problema, envolvendo os próprios idosos nesta conscientização e no enfrentamento às violências contra esse grupo, a fim de garantir um envelhecimento digno, saudável e livre de violências.

“Dados do SINAN/VIVA revelam que até o momento já foram notificados 37 casos de violência contra a pessoa idosa. Os bairros de residência com maiores registros foram São Conrado, Ponto Novo e Santos Dumont, respectivamente. Já em 2021, dados parciais revelam maiores registros nos bairros Ponto Novo, Santa Maria e Siqueira Campos”, afirma.

É importante ressaltar que a violência contra a pessoa idosa acontece em todas as classes sociais, raça/cor, diferentes faixas etárias, sendo os idosos acamados os mais vulneráveis. Nesse sentido, é fundamental que os profissionais de saúde que prestam atendimento nos diversos serviços do município de Aracaju notifiquem os casos suspeitos os confirmados de violência contra a pessoa idosa. É importante que fiquem atentos aos sinais e que não haja uma naturalização desse problema, que é de saúde pública.