Prefeitura inicia emissão de RG na unidade Fundat no Santa Maria

Formação para o Trabalho
04/10/2021 12h00

Nesta segunda-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), iniciou a oferta do serviço de emissão da carteira de identidade na Unidade de Qualificação Profissional Santa Maria (UQP) do bairro Santa Maria. Esta ação é oriunda do Termo de Cooperação Técnica firmado pela Prefeitura de Aracaju com o Governo do Estado.

Executado pela Fundat, este convênio visa a ampliar o alcance da população ao documento, facilitando o acesso. Na semana passada, o serviço passou a ser ofertado na sede da Fundat foi o primeiro ponto a começar a oferecer o serviço que já tem bastante procura.
 
A fim de promover a descentralização do serviço e gerar mais comodidade à população aracajuana, o atendimento para emissão do RG também será realizado na UQP Maria Emília dos Santos (Dona Bibi), localizada rua Sargento Brasiliano, 845, no bairro Santos Dumont, a partir do 11.

De acordo com a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, ampliar o serviço de emissão da carteira de identidade é fundamental para a comunidade ter acesso em outras unidades da Fundação, além da sede. “Decidimos implementar este serviço também em duas UQPs, uma delas é a do Santa Maria. Esperamos que esses pontos supram a necessidade da população para um atendimento de qualidade e mais rápido”, declara a presidente.

Segundo Jairo Andrade, 39, morador do Santa Maria, a comunidade precisava desse suporte para facilitar a vida de quem reside na localidade. “As pessoas que moram aqui necessitam dessa atenção a mais, por isso, acho de extrema importância colocar o serviço nesta unidade. O agendamento foi descomplicado e rápido. Hoje, estou aguardando para ser atendido na emissão da segunda via do meu RG”, relata Jairo. 

No primeiro dia de atendimento na UQP Santa Maria houve bastante procura de informações e também de atendimento para emissão do documento.
Moradores do bairro Santa Maria reconhecem a importância do serviço, pois passou a ser ofertado perto de casa. Isso possibilita mais comodidade para a comunidade que não precisa se deslocar até a sede da Fundat para emitir o RG. 

Márcia Brito, 40,  esteve presente nesse primeiro dia de atendimento na UQP Santa Maria em busca do serviço. “É muito importante ter inserido esse serviço nesta unidade da Fundat. Por morar no bairro Areia Branca, aqui fica mais perto da minha casa”.  

Para Maria Selma Sá, 37, o agendamento foi realizado de maneira simples e fácil. “Meu marido fez o cadastro no site para a emissão da carteira de identidade do nosso filho. Ter esse atendimento perto de mim facilita porque é complicado se deslocar para outro lugar com uma criança”, afirma Maria Selma.

Agendamento do serviço 
O agendamento tanto na Unidade de Qualificação Profissional Santa Maria (UQP) funciona das 7h às 15h e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Já na sede da Fundat, o agendamento funciona das 7h às 16h e o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Para melhor organização do serviço, serão emitidas 18 carteiras de identidade por dia, sendo nove de 1ª via e nove 2ª via. Porém, na sede, serão emitidas 20 carteiras de identidade por dia, sendo dez 1ª de via e dez de 2ª via.

Para realizar o agendamento, o cidadão precisa acessar o link a seguir www.seplog.aracaju.se.gov.br, que está disponível também na Bio do perfil do instagram da Fundat - @fundataracaju. Após o
agendamento, o cidadão deve comparecer no dia e horário marcado para emitir o RG.