Assistidas pelo Criança Feliz participam de programação alusiva ao Dia das Crianças

Assistência Social e Cidadania
04/10/2021 16h50

Brincar, se divertir, socializar e aprender são aspectos fundamentais durante a infância. Pensando nisso, com a proximidade do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, preparou uma semana especial para as crianças assistidas pelo Programa Criança Feliz (PCF), com atividades lúdicas e recreativas em vários pontos da capital sergipana.

Segundo a secretária-adjunta da Assistência Social de Aracaju, Selma França, além das crianças, as famílias também estarão presentes.

“Nossas crianças terão atividades diversas juntamente com seus familiares. O Criança Feliz não trabalha apenas a criança mas, sim, toda sua família e o ambiente em que ela vive. O aconchego dos pais nessas ações externas faz com que as crianças se sintam seguras, reforçam os vínculos afetivos e familiares, sendo  fundamental para o desenvolvimento e crescimento delas”, disse.

O PCF foi criado em 2016 pelo Governo Federal para promover o desenvolvimento humano por meio de apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, atendendo crianças de zero até seis anos de idade. Atualmente, 100 famílias residentes no bairro Santa Maria são acompanhadas pela gestão municipal por meio do Programa.

O Criança Feliz também oferece apoio à gestante e familiares na preparação para o nascimento de um novo membro familiar, colabora para o exercício da parentalidade e fortalece os vínculos afetivos e familiares.

A secretária-adjunta salientou, ainda, a preocupação da pasta em proporcionar momentos de lazer, além dos atendimentos diários feitos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, espaço em que os usuários são assistidos.

“São famílias em situação de pobreza e extrema pobreza que não possuem condições suficientes de proporcionar momentos de alegria aos seus filhos. Entendendo a situação, preparamos uma programação muito especial com a soma de diversos parceiros. São atividades de suma importância para que possam se sentir ainda mais amadas, valorizadas, tanto pelos familiares como pela administração municipal, que tem um olhar atento e amoroso com os meninos meninas”, concluiu Selma.

As atividades serão ralizadas no período da tarde, no decorrer desta semana, com início nesta segunda-feira, 4, e encerramento na sexta-feira, dia 8, buscam incentivar a participação das crianças acompanhadas pelo Município no âmbito do Programa, garantir diversão e socialização, afastando-os do uso de tecnologias.

É importante ressaltar que a execução da Semana da Criança será possível devido à flexibilização dos decretos sanitários estaduais e municipais. Os cuidados de prevenção ao contágio da covid-19 serão seguidos com o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento físico.

Visita ao circo

Neste primeiro dia de atividades, as crianças foram levadas a um circo. As filhas da dona de casa Edna Oliveira, moradoras do bairro Santa Maria, são assistidas pelo Criança Feliz há três anos. Edna conheceu o Programa quando ainda estava grávida, fase em que começou a ser acompanhada pela equipe do Cras.

“Tive uma gravidez considerada de risco. Já fazia uso do Cras e a equipe me encaminhou ao Programa onde estou até hoje. Lá, faço várias atividades, é excelente.

Segundo a mãe das gêmeas, essa foi a primeira vez que as filhas foram ao circo. “Ainda não tinha levado minhas filhas, está sendo a primeira vez. Elas ficaram encantadas. Com certeza, irei às outras atividades. A programação está nota dez”, completou Edna.

Apoio
Além da Assistência Social de Aracaju, as atividades planejadas contam com o apoio do Governo do Estado, que cedeu espaços para a realização da programação, como o Teatro Tobias Barreto, Parque dos Cajueiros e Parque da Cidade. As empresas de transporte coletivo Viação Atalaia e Viação Progresso também se somaram disponibilizando ônibus para o transporte das crianças e seus familiares.

Confira a programação completa:
Todas as atividades serão realizadas de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h.

Segunda-feira, 4: “Visita ao circo” em um espaço de circo mambembe;
Terça-feira, 5: “Oficina de Slime” no Cine Teatro Hunald Fontes de Alencar, no complexo do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná, no 17 de Março.
Quarta-feira, 6: Brincadeiras Antigas no Parque dos Cajueiros, no bairro Farolândia;
Quinta-feira, 7: Visita ao Parque da Cidade, no bairro Industrial;
Sexta-feira, 8: Apresentação do espetáculo “Mundo Encantado da Disney”, no Teatro Tobias Barreto, no Inácio Barbosa.