Equidade dos investimentos da Prefeitura garante desenvolvimento de toda a cidade

Agência Aracaju de Notícias
05/10/2021 10h30

Não é exagero afirmar que Aracaju é um canteiro de obras de Norte a Sul, com melhorias sendo realizadas em todos os bairros e regiões da capital. O objetivo principal da Prefeitura de Aracaju é atender às demandas de cada localidade, garantindo o desenvolvimento equânime, sem privilegiar algumas áreas em detrimento de outras.

O secretário da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari, enfatiza que o papel da gestão municipal é pensar a cidade como um todo, sem privilegiar regiões ou locais específicos, pois a cidade não pode ter uma região preferida.

“Nosso esforço atual é preparar Aracaju para o futuro. Por isso, estamos trabalhando ativamente em obras estruturantes nas localidades que mais necessitam, para reduzir, ao máximo, as áreas carentes de infraestrutura, garantindo os direitos básicos para todos os aracajuanos”, ressalta Ferrari.

Benefícios para todos

Os projetos encabeçados pela Prefeitura de Aracaju são pensados a partir das demandas de cada localidade, sem privilegiar áreas específicas. É por esses motivos que é possível encontrar investimentos em obras que vão do Jardim Nice, no Jardins, na zona Sul, até o Loteamento Moema Mary, no bairro Cidade Nova, zona Norte, passando pelo canal do Loteamento São Carlos, na zona Oeste.

O secretário destaca que a preocupação da Prefeitura com investimentos e melhorias em todas as áreas da cidade fica bem nítida com a PPP da Iluminação Pública. “Nós não vamos trocar as lâmpadas de determinados bairros, mas da cidade como um todo, toda a cidade será beneficiada com essa melhoria e esse trabalho foi iniciado pelo bairro Bugio, na zona Norte”, ressalta.

Planejar o futuro
Além de direcionar as ações administrativas, essa visão de atender todas as áreas da cidade tem conduzido a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju. O documento propõe diretrizes e projetos que terão impactos em todas as áreas da cidade, contemplando os diversos bairros, em setores como saneamento básico, saúde e educação. O Plano Diretor estabelece, ainda, regras para ocupação do solo e medidas para preservação do meio ambiente, fomentando o desenvolvimento sustentável.

Segundo Ferrari, a elaboração do Plano Diretor será fundamental para que essas ações sejam permanentes. “É uma iniciativa que estabelece diretrizes para políticas públicas para a capital, independente de quem esteja à frente da gestão. Assim, ganha a administração pública e os aracajuanos. Por isso o empenho para apresentar as melhores propostas, pois é um legado que ficará para Aracaju”, enfatiza o secretário.