Aracaju vacinou mais 7.770 pessoas nesta terça-feira, 5

Agência Aracaju de Notícias
05/10/2021 20h20

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua dando sequência à imunização da população contra a covid-19. Nesta terça-feira, 5, o foco da campanha continua concentrado em adolescentes a partir dos 12 anos.

Durante todo o dia, foram vacinadas 7;770 pessoas, sendo 2.432 adolescentes de 12 a 17 anos, além de 4.657 pessoas com a segunda dose. Em relação à dose de reforço foram imunizadas 370 pessoas. Com mais esse quantitativo, a capital sergipana alcançou a marca de 88,36% da população acima de 12 anos vacinada com, pelo menos, a primeira dose, até o momento.
 
Além da garotada de 12 anos, público cuja vacinação segue disponível até esta quarta-feira, dia 6, a campanha contempla a aplicação da dose de reforço em pacientes com alto grau de imunossupressão, de 50 a 59 anos, que tenham tomado a segunda dose há mais de 28 dias.

A SMS também está aplicando a segunda dose da CoronaVac, a antecipação da segunda dose da AstraZeneca (pessoas com a D2 marcada até 20 de outubro) e Pfizer (pessoas com a D2 marcada até 31 de outubro), além da aplicação da dose de reforço para pessoas acima de 60 anos que tomaram a segunda dose até 15 de abril.

Escolha certa
Isabele Rodrigues Oliveira é mãe de Henrique Gabriel, de 14 anos. Ela conta que o filho não sai de casa desde o início da pandemia, em março de 2020, e os estudos estavam acontecendo de forma remota. Agora, após ser imunizado com a primeira dose no posto montado no shopping RioMar, a mãe diz que fez a escolha certa, mesmo com a pressão de alguns integrantes da família que são contra a vacinação.

"Eu estava mais ansiosa do que ele. Agora estou aliviada. É uma satisfação muito grande a gente saber que está protegendo e fazendo a coisa certa para voltar à vida normal. Ele está trancado em casa desde o início da pandemia e não sai para lugar nenhum. Houve muita pressão da família para não tomar e eu disse 'não', tem que fazer a coisa certa, porque a gente precisa voltar ao normal", desabafou a mãe. "Meu sentimento é de felicidade, porque com a vacina eu tenho um pouco mais de segurança", completou Henrique.  

O sentimento de tranquilidade também tomou conta do coração de Ingrid de Maísa, que levou a filha Carla Dandara, 12, esta manhã, ao posto do RioMar para ser imunizada. "Tenho três filhos e estou mais tranquila, porque a mais velha foi imunizada. Ela estava tão agoniada por esse dia, mas agora chegou a vez dela", disse. 
 
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco, situada no bairro Farolândia, Josué Oliveira Souza, 40, completou seu esquema vacinal. "Meu sentimento é de alegria e que mais pessoas venham se imunizar para a gente bater a meta e todos possam sair dessa pandemia. Mesmo assim, continuarei com todos os protocolos de segurança até todos se vacinarem", frisou. 
 
Ainda na UBS Augusto Franco, Edcarlos Ribeiro de Oliveira, 37, disse que completar seu esquema vacinal é uma das poucas alegrias que ele poderia sentir este ano. "É muita felicidade estar vacinado. Só assim a gente elimina essa doença para voltar à vida normal", resumiu.  

Do outro lado da cidade, na Uninassau, no bairro Siqueira Campos, que também é ponto de vacinação para primeira, segunda e terceira doses, Nilda Maria Morais Rocha, 73, tomou sua dose de reforço. 
 
"Acho muito importante para a minha saúde e para a saúde da minha família. Há muito tempo que eu não saio de casa, obedeço todos os protocolos. Tenho medo de adoecer e tenho medo que meu filho adoeça também", relatou, externando serenidade.  

Locais
Para quem precisa receber a segunda dose de AstraZeneca até 20 de outubro pode procurar um dos seguintes pontos de vacinação: UBSs Augusto Franco (Farolândia), Cândida Alves (Santo Antônio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Roberto Paixão (17 de Março), Externato São Francisco (Suíssa) e Auditório Antônio Vieira Neto, das 8h às 16h; além dos drive-thrus do Parque da Sementeira e do 28 BC, das 8h às 17h.

Já a segunda dose de Pfizer está disponível nos drive-thrus do Parque da Sementeira e do 28 BC (das 8h às 17h), na Estação Cidadania (Bugio), Faculdade Pio Décimo (avenida Tancredo Neves), UBS Santa Terezinha (Robalo), Uninassau (Siqueira Campos) e Universidade Tiradentes (Farolandia), das 8h às 16h. Para ser vacinado, basta levar o cartão de vacina comprovando que tomou a primeira dose, um documento com foto e CPF e um comprovante de residência de Aracaju no nome da pessoa que vai tomar a vacina.

A segunda dose de CoronaVac segue sendo ofertada no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas, na Estação Cidadania (Bugio), na Faculdade Pio Décimo (Tancredo Neves) e na Unit (Farolândia), das 8h às 16h.
 
A respescagem segue para pessoas de 18 a 59 anos. Os pontos de repescagem funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. São eles: UBS João Bezerra (Areia Branca); UBS Niceu Dantas (Mosqueiro); UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas); UBS Celso Daniel (Santa Maria); UBS Hugo Gurgel (Coroa do Meio); UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); UBS Joaldo Barbosa (Bairro América); UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos);  UBS Maria do Céu (Centro); UBS Dona Jovem (Bairro Industrial); UBS Carlos Fernandes (Lamarão); UBS Eunice Barbosa (Porto Dantas); UBS Anália Pina (Almirante Tamandaré); UBS José Machado de Souza (Santos Dumont); UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário); e UBS Carlos Hardman (Soledade).

O reforço para os idosos acima de 60 anos, que tomaram a segunda até 15 de abril, e a terceira dose dos imunocomprometidos, a partir de 50 anos, também está sendo disponibilizado nos seguintes pontos fixos, das 8h às 16h: UBS Santa Terezinha (Robalo); Shopping Riomar (Coroa do Meio); Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial); Universidade Tiradentes (Farolândia); Uninassau (avenida Augusto Franco); Igreja Universal do Reino de Deus (próximo ao viaduto do DIA); e Estação Cidadania (Bugio).