Desenvolvimento social e sustentável norteiam revisão do Plano Diretor de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
14/10/2021 10h00

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju está sendo revisado e a nova proposta é norteada por um objetivo geral: traçar as diretrizes que proporcionem a Aracaju um desenvolvimento economicamente viável, ambientalmente equilibrado e socialmente justo. 

Esse tripé norteador será fundamental para o desenvolvimento das propostas e projetos estabelecidos pelo Plano Diretor, que têm como metas: estabelecer instrumentos efetivos de desenvolvimento urbano, aprimorando as ações de planejamento, fiscalização, regulação e participação social; ordenar o crescimento da cidade, levando em conta o planejamento da ocupação do solo; e promover o desenvolvimento sustentável. 

O secretário da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, detalha que esses princípios norteadores do Plano Diretor serão fundamentais para o desenvolvimento das iniciativas que contemplam todas as áreas da administração municipal. 

“O planejamento urbano que está sendo proposto na revisão do Plano Diretor é multidisciplinar, apresenta ações para os diversos setores da gestão da capital, com propostas que vão da infraestrutura à saúde, do meio ambiente à educação”, enfatiza Ferrari. 

Gestão contemporânea 
Os princípios norteadores do novo Plano Diretor de Aracaju estão alinhados ao conceito de ECG, sigla do inglês para os termos Environmental, Social and Governance, que traduzidos significam critérios ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis e direcionados pela governança.

A ECG representa o que há de mais contemporâneo na gestão pública e de instituições, pois estabelece que os projetos devem levar em conta o desenvolvimento social e sustentável. “Esses princípios são fundamentais, pois a cidade que queremos para o futuro está comprometida com o desenvolvimento que leva em conta a melhoria da qualidade de vida dos aracajuanos e a preservação do meio ambiente”, comenta o secretário. 

Entre as propostas que estão previstas na minuta do Plano Diretor destacam-se a regularização urbana de interesse social; a melhoria da rede viária, com o aperfeiçoamento do transporte público; proteção do patrimônio cultural do Município; preservação das áreas de interesse social, sejam elas ambientais ou culturais; avanço dos serviços de infraestrutura para minimizar os déficits sociais; entre outras ações das políticas setoriais. 

“O que está em jogo é a construção da cidade que a gente quer, por isso é importante ter uma proposta detalhada, bem embasada e com princípios claros. Nosso trabalho está sendo aperfeiçoar cada vez mais as propostas apresentadas, seja ouvindo os anseios da população ou agregando novas contribuições técnicas, para apresentar à Câmara Municipal de Aracaju a melhor proposta”, enfatiza Ferrari.