Escolas municipais de Aracaju se preparam para as provas do Saeb

Educação
05/10/2021 17h45

Com o intuito de preparar os estudantes para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação, escolas da rede municipal de ensino de Aracaju já estão preparando os alunos através de aulões e simulados. As avaliações ainda não têm data agendada para as unidades de ensino da capital, mas estão previstas para ocorrer entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

Junto aos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, as médias de desempenho deste sistema correspondem a uma política de avaliação externa para definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Antes conhecido como Prova Brasil, o Saeb é realizado e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é aplicado a cada dois anos por amostragem de alunos.

"A Prefeitura de Aracaju, através da Semed, tem trabalhado intensamente para alavancar os números do Ideb na rede. Entre as duas primeiras semanas de aula deste segundo semestre do ano letivo 2021, aplicamos a prova diagnóstica em todas as unidades de Ensino Fundamental, e agora estamos nos preparando para a prova nacional. Sabemos que a pandemia trouxe consequências, também, para o ensino em todo o mundo. Mas a partir desses diagnósticos poderemos caminhar para as resoluções necessárias", explica a secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite.

Nas provas serão aplicadas questões de Língua Portuguesa e Matemática para as turmas de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Diretores escolares poderão acessar os resultados preliminares das escolas participantes do Saeb 2021 em até 190 dias após o término do período de aplicação da avaliação, por meio do Sistema. Após 90 dias dessa prévia, os resultados preliminares serão divulgados.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, no bairro Mosquiero, os alunos estão participando de simulados semanais produzidos pela equipe gestora a partir das avaliações diagnósticas. A coordenadora pedagógica da escola, Sandra Lisboa, afirma que a comunidade escolar tem demonstrado interesse em participar.

"Apesar de estarmos em um ano atípico, continuo acreditando que alcançaremos a meta projetada para a avaliação do Saeb 2021. Os simulados estão sendo aplicados todos os sábados e já notamos que alunos e famílias compreenderam a importância de tal atividade. Neste último sábado [2], mesmo dividido em grupos, os alunos dos 2º e 5º anos compareceram", relata Sandra Lisboa.