Escola de Governo realiza palestra sobre melhorias no atendimento ao público

Planejamento e Orçamento
06/10/2021 15h45

Seja nas organizações públicas ou privadas, uma abordagem de qualidade ao cidadão é fator primordial e representa uma espécie de porta de entrada. Neste sentido, a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) realizou, na manhã desta quarta-feira, 6, a palestra ‘O jeito Disney de ser’, uma forma criativa de abordar a autorreflexão e estratégias de melhorias no quesito atendimento ao público. O encontro aconteceu de forma virtual e presencial.

O tema é uma referência às filosofias do famoso parque de diversões Walt Disney World, e objetiva mostrar as melhores práticas de encantamento que vão desde a forma como os funcionários sorriem, qual o seu comportamento, até a forma de conversar com o cidadão.
 
De acordo com o palestrante Eduardo de  Andrade, que é especialista em comportamento organizacional, "é muito importante que o servidor público entenda sobre a necessidade de cada vez mais atender bem o público que necessita de um serviço independente do setor".

Para a servidora da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Larissa Teles Dantas Barros, a palestra foi de suma importância e agregará na sua forma de trabalho. "Principalmente para a gente, servidor público que lida diariamente com a população, vejo como algo fundamental para o dia a dia. E esse treinamento, serviu para que o nosso atendimento seja sempre o melhor possível", disse.

Já Sizinia Santos Silva, da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), destacou o encontro como engrandecedor. "Bastante estimulante para a reflexão de como nós estamos atendendo o contribuinte, como estamos lidando no dia a dia com o colega de trabalho. É o tipo de experiência que a gente leva não apenas para o nosso trabalho, mas para a nossa vida pessoal", destacou.

Por sua vez, o diretor da Escola de Governo, Bosco Rolemberg, explicou que o tema da palestra foi uma forma criativa de abordar a questão do atendimento ao cidadão. "São técnicas e experiências sobre a melhor forma de receber o público, a sua clientela em função dos objetivos estratégicos da sua instituição ou da sua empresa privada. É uma experiência acumulada que se aplica às duas esferas de atividade", salientou.

Ainda de acordo com Bosco, no caso do atendimento ao público, a Escola teve a preocupação de melhor preparar os servidores municipais. "O nosso foco é fazer com que o cidadão, ao buscar o serviço público, tenha o acolhimento, a resolutividade, o respeito, a atenção e o carinho daquele servidor que tem como obrigação exercer o seu papel com o melhor das suas qualidades auxiliando a população com atendimento e a prestação de determinados serviços", pontuou.