Em cerimônia realizada de forma online, nesta quinta-feira, 7, o Conselho Municipal de Educação (Conmea) empossou a nova presidente do órgão, Núbia Lira. Participaram do ato a secretária da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite, membros do Conmea e a ex-presidente do Conselho, Maria José Guimarães.
Núbia Josania Paes de Lira é doutora em educação e coordenadora de Educação Infantil da Semed. Durante a cerimônia, a secretária Cecília Leite agradeceu o compromisso e a ética de todos do Conmea, destacando a representação e a importância deste órgão como um relevante espaço da gestão democrática para a Educação de Aracaju.
“Quem acompanha o trabalho da Educação de Aracaju sabe do crescimento e do salto de qualidade, dado nesta gestão, em relação à Educação Infantil. Não nego os desafios e caminhos a percorrer, mas também temos certeza dos grandes passos dados por este segmento. Por isso tenho certeza que com o mesmo brilhantismo que Núbia atua como gestora na Semed, com a mesma competência, apresentará o distanciamento necessário para a condução desta política pública”, afirmou Cecília Leite.
Núbia Lira ressaltou que, a partir das experiências vividas na Educação de Aracaju, tem ciência da responsabilidade que lhe aguarda e da relevância do Conselho para garantir a qualidade e o avanço desta área em Aracaju.
“Agradeço a confiança depositada pela secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite e pela aprovação do meu nome como alguém de confiança para assumir esta função pela Consultora Extraordinária para Assuntos Governamentais da Semed, Antônia Arimateia. Maria José Guimarães é alguém com quem aprendi e aprendo a lidar, cotidianamente, com estes desafios da luta por uma educação de qualidade”, reconheceu a nova presidente do Conmea.
Como ex-presidente do Conselho, Maria José Guimarães evidenciou o trabalho de cada conselheiro que faz parte do Conmea e hoje, segundo ela, tem um papel de extrema relevância no cenário brasileiro. “O Conmea extrapolou os limites do município de Aracaju no território brasileiro. É respeitado, reconhecido e agora Núbia vem com uma proposta de fortalecimento para que este Conselho seja ainda mais atuante”.
O Conmea
Criado pela Lei 1. 430, de 6 de dezembro de 1988, o Conmea funciona como um órgão colegiado e integrante da Semed. Através dele, os aracajuanos têm assegurada a participação no acompanhamento da política educacional desenvolvida no município.
O Conselho foi um dos primeiros, de âmbito educacional, a surgir no Brasil, tendo como objetivo o desenvolvimento de funções normativas, consultivas, deliberativas e de mobilização social. Em 1995, o órgão passou a ter normas próprias em relação à organização e funcionamento das escolas, através da Resolução nº 8, de dezembro daquele ano. Com a Resolução nº 03/98, o Conmea passou a legislar sobre a vida escolar dos alunos, planejando e orientando atividades relacionadas ao sistema municipal de ensino.