Prefeitura avança na modernização do parque de iluminação pública de Aracaju

Infraestrutura
07/10/2021 15h45

Uma das prioridades da gestão da Prefeitura de Aracaju, a modernização de todo o parque de iluminação pública da capital sergipana, que envolve a implantação de lâmpadas em tecnologia de LED, viabilizadas pela PPP da iluminação pública, já começa a transformar a cara da cidade. Nesta fase inicial da execução do projeto, liderado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), o serviço já está sendo desenvolvido em cinco importantes locais da capital.

Primeiro bairro a receber a modernização, o Bugio já possui 820 pontos luminosos em LED, chegando a quase 70% de conclusão. O serviço também avança no 17 de março, que já conta com 330 lâmpadas com a nova tecnologia. No bairro Cidade Nova, a melhoria começou nos loteamentos Jardim Indara e Tia Caçula, em 92 pontos. O bairro Ponto Novo já recebeu o benefício em oito pontos.

O trabalho na avenida Beira Mar, no trecho que parte da Rotatória do Caju até o fim da sua extensão no sentido Centro/Sul, caminha para a etapa final. Já houve a implantação de 206 novas luminárias na região. Depois, o foco passará à substituição das lâmpadas do canteiro central da via situado no mesmo trecho.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, enfatiza a importância da melhoria do parque de iluminação pública para o desenvolvimento da cidade.

“A PPP, que é um sucesso, veio em um momento excelente, em que estamos realizando diversas obras e criando novos projetos. Assim, teremos uma Aracaju transformada, e a iluminação pública não fica de fora dessa repaginação. As lâmpadas em LED trazem mais conforto, mais segurança, mais economia e, principalmente, uma potência superior, capaz de cobrir um espaço maior. Então, estamos satisfeitos com o andamento do serviço e animados com o retorno que a população terá ao fim do processo”.

O contrato prevê a modernização de quase 60 mil pontos luminosos em toda a cidade, em um prazo de 18 meses. Além disso, 16 pontos turísticos terão iluminação especial, aumentando o embelezamento e o potencial atrativo dos cartões-postais da capital sergipana.

PPP
O consórcio Conecta Aracaju foi o vencedor do leilão realizado na Bolsa Brasil Balcão (B3), em agosto de 2020, após apresentar o menor valor entre as propostas de empresas interessadas em celebrar a parceria com a Prefeitura.

A formalização do contrato ocorreu três meses depois e a autorização para o início das atividades foi assinada em fevereiro deste ano. Ao todo, o consórcio vai gerir a rede de iluminação da capital sergipana por 13 anos. Caberá a ele, inclusive, substituir as lâmpadas que apresentarem problemas, garantindo a qualidade dos serviços prestados à população.