Prefeitura promove oficinas de educação ambiental para jovens da Fundação Renascer

Meio Ambiente
07/10/2021 13h50

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realiza ações voltadas à sensibilização ambiental de jovens da Fundação Renascer. O projeto, desenvolvido na Comunidade Socioeducativa São Francisco de Assis (Case) II, tem o intuito de trabalhar temáticas que se inter-relacionam e, assim, fortalecer o vínculo dos adolescentes com o meio ambiente.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, ressalta que a proposta é, também, uma forma de mostrar alternativas que contemplem a área profissional.  Ela destaca que foi feito um diagnóstico rápido e participativo para entender um pouco sobre a perspectiva deles relacionada à questão ambiental. "A partir disso, nós fizemos oficinas, como a de teatro, que foi dividida em três ações, e a de puff com pneu”, detalha.

O diretor da Case II, Ronaldo Santos, enfatiza que trazer o eixo ambiental para a Comunidade é uma prioridade. Ele explica que a proposta de ressocialização ou educação social tem o intuito de devolver adolescentes que passaram por um período conturbado e de muita informação, devido à própria fase de vida.

“Trazer a educação ambiental junto a essa proposta vai tornar, na verdade, os meninos em cidadãos mais conscientes principalmente no que tange o meio ambiente e isso poderá se multiplicar e passar para a sua comunidade, sua família, enfim, o espaço ao qual eles vão voltar quando saírem daqui. E isso é importante pois há a necessidade de o ser humano repensar suas atitudes, com o objetivo de poupar o meio ambiente”, argumenta o diretor.

Raphaella Ribeiro classifica o projeto como uma forma de trabalhar a educação ambiental de forma efetiva e continuada. “É a partir desse contato contínuo que conseguimos estar sempre avaliando qual é a percepção desses jovens antes, durante e depois do projeto, para que isso seja também uma forma de avaliarmos nossas próprias atividades, e assim estarmos sempre levando atividades de qualidade para a população”, afirmou.

Oficina de teatro
Na manhã desta quinta-feira, 7, a atividade desenvolvida pela Sema na Case II foi uma oficina de teatro voltada para o autoconhecimento, "que, também, trabalhou questões ambientais para ampliar a sensibilidade deles acerca do que está ao seu redor, com o objetivo de que isso os torne indivíduos mais conscientes”, explicou um dos instrutores da atividade e assessor de Educação Ambiental da Secretaria, André Luis Lima.

Para ele, “o teatro é um instrumento transformador". "Ele vem como algo direto e certeiro na mente do ser humano para poder criar uma sensibilização crítica acerca do momento que ele está vivendo, para que assim ele possa refletir”, disse.

A assistente de diretor de Educação Ambiental da Sema, Cláudia Soares, conta que os jovens são ativos e participativos, e que sempre estão querendo aprender mais. “Também aprendemos muito com eles. É uma lição de empatia e ajuda ao próximo. Esperamos que o que nós ensinamos para eles possa ser passado adiante”, declarou.

Cláudia também ressalta a felicidade dos jovens quanto às oficinas. “Eles agradeceram muito pela oficina de puff e estão aguardando ansiosos pelas próximas. Até a atividade, eles não sabiam sobre a reutilização dos pneus, que é possível se fazer um banco ou um sofá por meio deles”, diz, fazendo referência a uma das atividades realizadas com eles na última quinta-feira (30).

“A atividade de hoje reforça a questão do autoconhecimento, da autocrítica, e, consequentemente, ajuda a forma como eles se enxergam e enxergam a sociedade lá fora. Isso, para adolescentes que estão no seu momento de formação de personalidade, é imprescindível. Ainda mais neste momento em que eles precisam dar um novo rumo à suas vidas”, salienta o diretor da Case II.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental, a Sema deve realizar mais duas oficinas junto as jovens da comunidade: uma sobre compostagem e outra sobre hortas.