Covid-19: Aracaju vacinou 5.319 pessoas nesta sexta-feira, 8

Agência Aracaju de Notícias
08/10/2021 21h10

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue avançando com a campanha de imunização da população contra a covid-19. Somente nesta sexta-feira, 8, foram vacinadas mais 5.319 pessoas, das quais 601 com a primeira dose, 1.426 com a segunda dose, e 3.292 com a dose de reforço. Com mais esse quantitativo, Aracaju alcança a marca de 506.669 pessoas acima de 12 anos vacinadas contra a covid-19, atingindo, assim, 89,9% da população vacinados.


O foco da campanha continua com a aplicação da primeira dose na população adolescente com idade entre 12 e 17 anos, repescagem das pessoas com 18 anos ou mais, além da aplicação da segunda dose e dose de reforço em idosos, profissionais de saúde e imunocomprometidos 40+.

No posto de vacinação montado no Shopping RioMar, a enfermeira Talita Siqueira Silva, de 32 anos, tomou a sua dose de reforço. "É importante porque é  questão de saúde pública. Todos têm de ter essa consciência e essa dose é de suma importância para que a gente extermine essa pandemia o mais breve possível. Sinto-me mais segura, principalmente porque nós, profissionais de saúde, fomos os primeiros a ser vacinados", comentou.
 
Ainda no posto do RioMar, a enfermeira Catarine Albuquerque Santana, 27, disse estar feliz com a dose adicional, "porque nós trabalhamos na linha de frente, vemos as dificuldades e sabemos como o vírus age". "Agora, estamos percebendo que tudo melhorou depois que começou a vacinação. É muito importante a população toda tomar a vacina para que a gente possa dar uma controlada nessa pandemia. Estou mais confiante e mais segura com essa dose", relatou.

No posto da faculdade Uninassau, no bairro Siqueira Campos, o fisioterapeuta Alan dos Santos Fontes, 34, mostrou-se confiante. "É uma maior segurança. A terceira dose é importante para a continuidade do trabalho de combate ao vírus. A terceira dose vem como um reforço da nossa esperança para o combate ao vírus", opinou.
 
Chirley Azevedo Melo, 39, levou seu filho, Guilherme Francisco Melo de Santana, 12, no posto da Uninassau para tomar a primeira dose. "Estou mais aliviada. É muito importante estar vacinado, porque é uma das prevenções, não que seja garantido, pois temos que nos prevenir mais ainda, lavando as mãos e usando álcool em gel", contou.
 
O adolescente Kelvin Rodrigo Pise Mota, 14, foi ao posto da Uninassau na companhia da avó, Cleide Selma Mangueira Mota. "Estava nervoso, mas agora estou mais tranquilo, porque é importante criar imunidade no organismo. Agora vou à escola mais tranquilo", frisou.

Cronograma
A partir deste sábado, a Secretaria Municipal da Saúde passa a antecipar segunda dose (D2) de AstraZeneca para quem precisa receber o imunizante até 31 de outubro. Os pontos de vacinação funcionarão no sábado, dia 9, e na segunda-feira, dia 11, para D2 de AstraZeneca, de Pfizer e de CoronaVac; repescagem para maiores de 18 anos; repescagem para adolescentes entre 12 e 17 anos; terceira dose para imunossuprimidos a partir de 40 anos; terceira dose para idosos que receberam a segunda dose até 15 de março; e terceira dose de profissionais de saúde que receberam segunda dose até 31 de março.

Não haverá vacinação no domingo, dia 10, e na terça-feira, dia 12.

A repescagem para maiores de 18 anos e segunda dose de CoronaVac estarão disponíveis na Unit, Pio Décimo e Estação Cidadania, das 8h às 16h. Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacina.

Já a segunda dose de AstraZeneca, ofertada para quem precisa tomá-la até 31 de outubro, estará disponível nas UBSs Augusto Franco, Cândida Alves, Francisco Fonseca, Pio Décimo, Externato São Francisco e auditório anexo à Escola Presidente Vargas, das 8h às 16h. Também é possível receber a segunda dose nos drive-thurs da Sementeira e do 28 BC, das 8h às 17h, sem a necessidade de apresentação de código.

Já a segunda dose de Pfizer, disponível para quem precisa receber a vacina até 31 de outubro, está ofertada na Estação Cidadania, Riomar, Aracaju Parque Shopping, Auditório anexo à Escola Presidente Vargas, Unit, UBSs Santa Terezinha e drive da Sementeira e do 28 BC.

A primeira dose de adolescentes entre 12 e 17 anos é ofertada na Estação Cidadania, Riomar, Aracaju Parque Shopping, Auditório anexo à Escola Presidente Vargas, Unit, UBSs Santa Terezinha e drive da Sementeira.
 
Para o adolescente ser imunizado, é preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência no nome dos pais ou responsável, e carteira de vacinação (se tiver). Para o adolescente receber primeira dose no drive da Sementeira, é preciso fazer cadastro no site da Prefeitura e apresentar código autorizativo.

Terceira dose

A terceira dose para idosos que receberam a segunda dose até 15 de abril também será administrada no sábado e na segunda-feira.  Os pontos de vacinação são: Estação Cidadania, Riomar, Aracaju Parque Shopping, Auditório anexo à Escola Presidente Vargas, Unit, UBSs Santa Terezinha e drive da Sementeira. Não é necessário apresentar código pata terceira dose. É obrigatória apresentação de documento com foto e do cartão de vacinação.

Os imunossuprimidos a partir de 40 anos, que tenham recebido segunda dose há 28 dias podem receber a dose de reforço nos mesmos pontos dos idosos. É obrigatória apresentação de documento com foto, do cartão de vacinação e de relatório médico.

Profissionais de saúde que receberam segunda dose até 31 de março também devem buscar a dose de reforço ou terceira dose. Os pontos são: Estação Cidadania, Riomar, Aracaju Parque Shopping, Auditório anexo à Escola Presidente Vargas, Unit, UBSs Santa Terezinha e drive da Sementeira. Não é necessário apresentar código pata terceira dose. É obrigatória apresentação de documento com foto e do cartão de vacinação.