Construção do novo Terminal do Mercado avança e obra entra em fase final

Obras e Urbanização
08/10/2021 13h01

Com o avanço da construção do novo Terminal do Mercado, a população está mais próxima de usufruir de uma estrutura moderna e mais ajustada à demanda de mobilidade urbana da capital. A obra, realizada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), já está em fase final.

A etapa atual da obra consiste na terraplanagem e aplicação de massa asfáltica nas faixas de circulação dos ônibus dentro do terminal, em uma área de mais de 13 mil metros quadrados. Além disso, são feitos acabamentos como pintura, aplicação de forro do telhado com fechamentos laterais  e instalações elétricas.

Praticamente pronto, o espaço já conta com iluminação em LED, para aprimorar a segurança e comodidade dos passageiros, sobretudo no período noturno, e plataforma em concreto de alta resistência com mil metros quadrados, capaz de suportar o fluxo intenso de pessoas e resistir à ação do tempo. Ao final da obra, serão implantados os dispositivos para cumprimento das normas de acessibilidade e o aspecto paisagístico do local.

“O Terminal do Mercado tem uma função estratégica na mobilidade urbana de Aracaju, por interligar, no transporte público, as zonas Norte e Oeste ao Centro e à zona Sul. É uma obra importante porque também oferece aos usuários uma nova estrutura, já que a antiga estava defasada”, avalia Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb.

O projeto, executado a partir de um investimento superior a R$11 milhões, engloba a construção de cinco plataformas de embarque e desembarque, guichês e catracas de acesso e saída, banheiros com acessibilidade, bicicletário e estacionamento. A construção é parte do Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, criado para desenvolvimento do trânsito na capital, focado nos eixos de transporte coletivo e requalificação de ruas, avenidas e corredores.