Criança Feliz: Prefeitura conclui programação alusiva ao Dia das Crianças

Assistência Social e Cidadania
08/10/2021 18h35

Durante sete dias, meninos e meninas assistidos pelo Criança Feliz, programa do governo federal executado na capital sergipana pela Secretaria da Assistência Social de Aracaju, participaram de uma programação especial alusiva ao Dia das Crianças, comemorado na próxima terça-feira, 12 de outubro.

A última atividade foi realizada na tarde desta sexta-feira, 8, no Teatro Tobias Barreto, com apresentação do espetáculo “Mundo Encantado da Disney”, encerrando as atividades da semana que antecede a celebração.

De acordo com a secretária-adjunta da Assistência Social do município, Selma França, o direito a brincar, praticar esportes e se divertir é garantido pelo artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Assim como ter acesso à saúde, educação de qualidade, o brincar precisa ser visto como um direito essencial ao desenvolvimento infantil. Preocupados com isso, fizemos diversas atividades em vários pontos da capital sergipana, em que muitas das crianças em situação de pobreza e extrema pobreza, público-alvo do Criança feliz, tiveram a oportunidade de se divertir, brincar e sorrir. A felicidade delas contagiou a todos. Agradeço a toda equipe e parceiros que se somaram nessa iniciativa de proporcionar o melhor Dia das Crianças para os nossos pequenos e pequenas”, destacou.

O PCF foi criado em 2016 pelo Governo Federal para promover o desenvolvimento humano por meio de apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, atendendo crianças de zero até seis anos de idade. Atualmente, 100 famílias residentes no bairro Santa Maria, são acompanhadas pela gestão municipal por meio do Programa no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria.

O Criança Feliz também oferece apoio à gestante e familiares na preparação para o nascimento de um novo membro familiar, colabora para o exercício da parentalidade e fortalece os vínculos afetivos e familiares. Segundo a coordenadora do PCF, Arlene Jádia Sá, a equipe de visitadores realiza a busca ativa das crianças no território do Santa Maria.

“Depois de inseridos no Programa, fazemos visitas domiciliares. Nessas visitas, ao vermos crianças pequenas nos espaços, fazemos um convite às suas famílias para participarem do Criança Feliz. Além das atividades que realizamos nos Cras, promovemos durante todo o ano ações com o intuito de fortalecer os vínculos afetivos e familiares entre crianças, suas famílias e o equipamento, levando alegria às crianças em situação de vulnerabilidade social. Só temos a agradecer à administração municipal por viabilizar momentos de lazer aos nossos assistidos”, frisou Arlene.

A programação contou com visitas ao circo, aos Parques da Cidade e dos Cajueiros, oficina do slime e, por último, a apresentação do espetáculo “Mundo Encantado da Disney”, no Tobias Barreto.

Reconhecimento
A dona de casa Juliclecia Silva é assistida pelo Criança Feliz há cinco meses. Ela soube do Programa pelas suas vizinhas que frequentam o Cras e fez questão de participar de todos as atividades junto ao filho de dois anos, o pequeno Jhonatan.

“Meu filho fica muito em casa. Achei que ele fosse estranhar, chorar, mas pelo contrário, nos vídeos, ele foi o mais divertido. Foi muito legal. O Programa é maravilhoso, os atendimentos das meninas, a atenção, não tenho palavras para agradecer. Gosto muito”, frisou.

Os três filhos da dona de casa Vitória Cristina Alves são acompanhados pela equipe do Criança Feliz desde a sua gestação. Foi a primeira vez que eles foram a um teatro.

“Achei perfeito. Muitas coisas que aconteceram durante essa semana não tenho condições de fazer para os meus filhos. Graças a Deus, elas proporcionaram isso para nós. Agradeço às meninas da equipe e à administração municipal pela preocupação”, disse.

Apoio
Além da Assistência Social de Aracaju, as ações contaram com o apoio do Governo do Estado, que cedeu espaços como o Teatro Tobias Barreto, Parque dos Cajueiros e Parque da Cidade. As empresas de transporte coletivo Viação Atalaia e Viação Progresso também se somaram disponibilizando ônibus para o transporte das crianças e seus familiares aos locais dos eventos.