Comunidade debate sobre Mudanças Climáticas durante Workshop

Defesa Civil
14/10/2021 23h00

Com ampla participação das comunidades, através dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) de Aracaju, ocorreu na noite desta quinta-feira, 14, o I Workshop Mudanças Climáticas. O evento online promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil, que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), foi realizado em meio à Semana Nacional de Redução de Riscos de Desastres.

O integrante do Nupdec Jabotiana, José Guedes, reconheceu o conhecimento técnico compartilhado durante o evento. "Excelentes apresentações, em termos de conhecimento dos palestrantes, no destrinchar dos conteúdos a respeito dos impactos provocados pelas alterações climáticas. A Defesa Civil está de parabéns por essa iniciativa", frisou.

Para o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, o evento alcançou, com sucesso, o objetivo esperado. "Tivemos apresentações bem variadas, falando sobre esse monitoramento das secas extremas, a seca no nosso próprio estado e a concentração elevada de chuvas no litoral e falamos sobre os maiores causadores do efeito estufa que, consequentemente, muda o clima, com o aquecimento global", salientou.

De acordo com a palestrante Marcella Rodrigues, pesquisadora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o workshop sobre Mudanças Climáticas trouxe discussões muito importantes para a atualidade.

"O tema de mudanças climáticas é multidisciplinar. O evento trouxe para a comunidade a discussão e entendimento das mudanças climáticas e como é importante a preparação dessas comunidades frente à ocorrência de eventos extremos, que podem ser consequências desse aquecimento global e mudanças no clima", explicou.

A palestra da pesquisadora abordou os desastres naturais como consequência das mudanças climáticas e os sistemas de alerta como ferramentas de monitoramento, alerta e preparação. "Eu acredito que é possível formar comunidades mais seguras e preparadas para enfrentar os eventos extremos. Então, eu acredito que a Defesa Civil de Aracaju, através do trabalho que é realizado com os Nupdecs, vem trazendo essa questão da comunidade mais segura e preparada para o enfrentamento dos desastres e fazem isso com muito êxito", ressaltou Marcella Rodrigues.

A palestra "Mudanças Climáticas: causas, impactos e ações de adaptação em Sergipe", conduzida pelo coordenador de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Sedurbs/Serhma, Overland Amaral, contou também com a colaboração de Josielton Silva, engenheiro civil e mestrando em Meteorologia Aplicada.

"Estamos vivendo em época de mudanças climáticas com seus efeitos acelerados principalmente pela atividade humana. Portanto, cabe a todos agir conforme as políticas climáticas em vigência para vivermos em harmonia com a natureza, evoluir cientificamente e tecnologicamente de forma sustentável, afinal, nós necessitamos da natureza e não o contrário", ressaltou Josielton Silva, que é também coordenador adjunto do CMT/Serhma.

Houve ainda a participação do Superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ailton Rocha, que apresentou aspectos da Gestão e Monitoramento das mudanças climáticas.