Covid-19: Aracaju vacinou 2.333 pessoas nesta sexta-feira, 15

Agência Aracaju de Notícias
15/10/2021 20h27

Aracaju vacinou nesta sexta-feira, 15, mais 2.333 pessoas e segue avançando com a campanha de imunização da população no combate à covid-19.  Ao longo do dia, o serviço esteve direcionado à população adolescente com idade entre 12 e 17 anos, pessoas acima de 18 anos, inseridos na repescagem, além de gestantes, puérperas e lactantes e do adiantamento a segunda dose, em diversos pontos da cidade.nTambém foram aplicadas doses de reforço nos idosos com a segunda dose recebida até 15 de abril, além dos imunossuprimidos 40+ com segunda dose recebida há 28 dias, e profissionais de saúde vacinados com a segunda dose até 31 de março.


Com isso, a campanha alcançou: 384 pessoas vacinadas com a primeira dose, 1.703 com a segunda dose, e 246 com a dose de reforço. Com mais esse quantitativo, a capital alcança a marca de 508.870 pessoas acima de 12 anos vacinadas contra o coronavírus, atingindo, assim, 89,29% da população imunizada.
 
Essa grande quantidade de aracajuanos vacinados já reflete no dia a dia dos postos de vacinação montados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Em muitos desses locais, houve uma redução significativa na demanda, sinal que o cronograma planejado pela administração municipal tem dado certo e o objetivo central de imunizar toda a população aracajuana já se descortina.

O posto montado no Shopping RioMar, no bairro Coroa do Meio, foi o escolhido pela profissional de Saúde Márcia Dolores Nunes Teixeira Costa, de 47 anos. Ela tomou a dose de reforço e fez questão de destacar o papel da vacina para a saúde da coletividade. "A importância da vacina é que ela contribui para que a gente possa voltar à nossa vida normal, para trabalhar e viver realmente sem medo. Sinto-me segura, apesar de trabalhar em hospital e de não termos a total segurança, porque ainda há pessoas que não fizeram a imunização completa", observa a profissional.
 
A gestante Josefa Liliane Santana Pereira, 23, também se dirigiu ao posto no RioMar para tomar a segunda dose. Ela acredita que, uma vez sendo vacinada, passará anticorpos para o bebê. "É como se fosse uma imunização perfeita. Para mim, não tem melhor, porque acredito que a imunização vai passar para o meu filho", disse ela, sustentando-se em pesquisas das ciências médicas.
 
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco, situada no bairro Farolândia, o supervisor de caldeiraria, José Sivaldo dos Santos, 56 anos, tomou a segunda dose. Ele também acredita na eficácia da vacina. "Acho muito importante a vacinação, porque a gente trabalha no meio de pessoas e não tem como não ficar perto de um colega de trabalho. Com a vacina, agora estou no céu. Se eu pudesse, tomava até dez", relatou.

O aposentado Fernando Pereira Rodrigues, 80, também esteve na UBS Augusto Franco. Do alto da lucidez do seu raciocínio, apesar da idade avançada, ele enaltece a vacinação. "Tem que se imunizar, né? Porque senão, daqui a uns dias, estamos na cidade do pé junto. Ficar doente, não pode. A vacina é um bem necessário para o povo. Já estava seguro, com as duas doses, agora, com a terceira, estou ainda mais. E a gente se cuida, tem que se cuidar. Se respeitar todas as normas, você não tem problemas. Agora, infelizmente, vemos na televisão, toda hora, pessoas fazendo festas sem máscaras. Eu perdi uma cunhada assim, gente nova", lembrou.
 
Sábado
 
Neste sábado, dia 16, a Prefeitura de Aracaju disponibilizará 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para realizar, exclusivamente, a repescagem de pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose. Não haverá vacinação dos adolescentes, aplicação da segunda dose e dose de reforço, serviços que serão retomados na segunda-feira, dia 18.

Funcionando das 8h às 16h, as unidades que estarão vacinando contra covid-19 são: Santa Terezinha (Robalo); Niceu Dantas (Mosqueiro); Geraldo Magela (Orlando Dantas); Celso Daniel (Santa Maria); Hugo Gurgel (Coroa do Meio); Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); Joaldo Barbosa (América); Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos); Maria do Céu (Centro); Dona Jovem (Industrial); Carlos Fernandes (Lamarão); Eunice Barbosa (Porto Dantas); Anália Pina (Almirante Tamandaré); José Machado de Souza (Santos Dumont); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); Carlos Hardman (Soledade), Roberto Paixão (17 de Março), Augusto Franco (Farolândia), José Calumby (Jardim Centenário), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Manoel de Souza (Sol Nascente), Cândida Alves (Santo Antônio) e Francisco Fonseca (18 do Forte).

Avanço

De acordo com o anúncio feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira , a partir da segunda-feira, 18, a vacinação com a segunda dose de Pfizer e dose de reforço terão seus prazos atualizados. As pessoas vacinadas com a Pfizer que estão com a D2 prevista para até 20 de novembro, já poderão buscar um dos pontos de vacinação. Idosos com a segunda dose recebida até 30 de abril também poderão receber a dose de reforço, assim como os profissionais de saúde vacinados com a D2 até 15 de abril.

São pontos de segunda dose de Pfizer e dose de reforço, funcionando das 8h às 16h: Estação Cidadania (Bugio), Aracaju Parque Shopping (Industrial), Auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos), Riomar Shopping (Coroa do Meio), UBS Anália Pina (Almirante Tamandaré), UBS Manoel de Souza (Sol Nascente), UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), UBS Augusto Franco (Farolândia), UBS Roberto Paixão (17 de Março), UBS Santa Terezinha (Robalo).

Essas doses também serão aplicadas nos drive-thrus do Parque da Sementeira e do 28 BC, no horário das 8h às 17h. Se a dose anterior foi recebida na capital, não é necessário apresentar código, apenas documento de identificação com foto e CPF, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacinação.

Nesta segunda, a Prefeitura também seguirá vacinando adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas com a segunda dose de CoronaVac no prazo de 28 dias ou a D2 de AstraZeneca com prazo até 31 de outubro.

Com horário de funcionamento das 8h às 16h, serão pontos de segunda dose de Astrazeneca  e Coronavac as UBSs: Amélia Leite (Suíssa), Augusto César (Santa Tereza), Cândida Alves (Santo Antônio), Carlos Fernandes (Lamarão), Carlos Hardmam (Soledade), Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos), Fernando Sampaio (Castelo Branco), Francisco Fonseca (18 do Forte), João Bezerra (Areia Branca), João Cardoso (José Conrado de Araújo), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Osvaldo Leite (Santa Maria).

Nos drives do Parque da Sementeira e do 28Bc, das 8h às 17h, também será ofertada a D2 da Astrazeneca.