Revisão do Plano Diretor propõe diretrizes para manejo dos resíduos sólidos

Agência Aracaju de Notícias
12/11/2021 11h00

Tendo como foco o crescimento sustentável, a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju não poderia deixar de abordar e estabelecer diretrizes para a gestão da limpeza urbana e para o devido manejo dos resíduos sólidos na capital.

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, destaca ser crucial que a discussão sobre limpeza urbana e descarte dos detritos esteja no Plano Diretor como uma política pública de Aracaju. “Com isso, poderemos aperfeiçoar as ações que já estamos executando, enfatizando, cada vez mais, a redução do impacto ambiental”, ressalta. 

Luiz Roberto comenta que estabelecer diretrizes claras é fundamental para garantir o gerenciamento dos resíduos sólidos. “Nossas ações vão desde a coleta domiciliar, até o gerenciamento de grandes volumes da construção civil. Então o Plano Diretor estabelece as regras para o devido gerenciamento de cada uma dessas instâncias”, detalha o presidente. 

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, salienta que a discussão sobre manejo de resíduos sólidos tem impacto direto na questão ambiental. “Nossa proposta, além da devida destinação, é produzir cada vez menos resíduos, e poder dar uma utilidade econômica para eles, fomentando a reciclagem”, pontua. 

Diretrizes e ações 
Nas diretrizes direcionadas à limpeza urbana e ao manejo dos resíduos sólidos propostas na revisão do Plano Diretor, destaca-se a manutenção de uma gestão eficaz da limpeza urbana, garantindo a prestação de serviços para todos os bairros da capital, evitando irregularidades na coleta e descarte do lixo.

As diretrizes preveem, ainda, minimizar a produção de resíduos e estabelecer políticas de reciclagem; coibir o descarte irregular; e fazer o devido tratamento e descarte dos resíduos hospitalares ou de natureza tóxica, radioativa e corrosiva.

A minuta propõe, ainda, a possibilidade de realizar convênios com os Municípios da Grande Aracaju para encontrar soluções e desenvolver serviços de forma conjunta para o devido descarte e manejo dos resíduos sólidos. 

“Com o aperfeiçoamento das ações de manejo dos resíduos sólidos, poderemos avançar e implementar, por exemplo, iniciativas de coleta seletiva em Aracaju. O Plano Diretor vem como essa proposta importante de pensar alternativas para desenvolver ações concretas para o futuro”, complementa Luiz Roberto. 

Alan destaca que pensar no manejo dos resíduos é pensar no meio ambiente. “Como consequência, teremos uma cidade mais sustentável, onde o objetivo fundamental é a qualidade de vida”, pondera.