Patrulha Maria da Penha e Conselho Tutelar realizarão ações educativas na zona Norte

Guarda Municipal
18/10/2021 15h10

Durante reunião realizada nesta segunda-feira, 18, na sede da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), entre a coordenação da Patrulha Maria da Penha (PMP) e do 5° Distrito do Conselho Tutelar, ficou ajustada a realização de mais uma campanha educativa, desta vez com foco nas mães de alunos da rede municipal de ensino.

Nesse sentido, na próxima quarta-feira, dia 20, as equipes da GMA e do Conselho Tutelar (5º Distrito) desenvolverão ações educativas nas Emefs Manoel Bomfim, no bairro Bugio, e Professora Letícia Soares de Santana, no bairro Santos Dumont.

Segundo a coordenadora da PMP, supervisora Vileanne Brito, a reunião serviu para alinhar as ações, as quais serão realizadas junto às mães de alunos da rede municipal durante a entrega dos kits de alimentação que acontece durante toda essa semana.

"Estaremos na entrada de duas escolas da zona Norte distribuindo material educativo e mantendo um diálogo com as mulheres e as crianças, orientando, acolhendo e formando cidadãos mais conscientes de seus direitos", explica Vileanne.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que esse diálogo é primordial para o enfrentamento à violência. "Além do trabalho ostensivo e de apoio às mulheres sob medida protetiva de urgência, que ocorre de maneira efetiva há mais de dois anos, em Aracaju, através da Patrulha Maria da Penha, as ações educativas também ocorrem de forma estratégica, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e capaz de superar os desafios e prevenir à violência", frisou.

Coordenadora do 5° Distrito do Conselho Tutelar, Silvânia Santos destaca a importância desse tipo de ação junto às comunidades da zona Norte. "Quando uma mulher sofre violência doméstica, toda a família é vítima. Quando as crianças crescem testemunhando cenas de agressão elas tendem a reproduzir isso na vida adulta. Essa parceria com a Guarda Municipal por meio da Patrulha Maria da Penha visa proporcionar orientação para as mães e as crianças que frequentam as escolas públicas do Município na zona Norte. Nosso objetivo é mostrar como e onde as denúncias podem ser feitas, oferecendo mecanismos para a mulher vítima de violência", ressalta.

Proteger mulheres da violência doméstica tem sido o foco principal da Patrulha Maria da Penha desde a sua fundação. Policiamento preventivo, acompanhamento de mulheres vítimas desse tipo de crime e a realização de ações educativas fazem parte do rol de atividades desenvolvidas diariamente pelos integrantes do grupamento em parceria com outros órgãos, entidades e instituições, a exemplo do Conselho Tutelar.