Outubro Rosa: UBSs do São Conrado realizam ações educativa e de autocuidado

Saúde
19/10/2021 17h00

Em alusão à campanha do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Geraldo Magela e Humberto Mourão, ambas localizadas no bairro São Conrado, realizou nesta terça-feira, 19, uma ação relacionada à educação, beleza e autoestima das usuárias, com o intuito de alertar e reforçar a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Neste mês, mais do que receber informações é necessário refletir sobre elas, afinal, os danos causados pela falta de prevenção e busca tardia de tratamento são grandes. As usuárias assistiram palestra com a nutricionista da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) e depois aprenderam sobre o autocuidado da beleza. 

“Construímos uma programação voltada aos interesses das usuárias. Por conta da pandemia algumas dessas mulheres acabaram ficando com medo de comparecerem às consultas e deixaram de fazer os exames. Então o nosso foco, agora, é tentar resgatar essas mulheres que por conta do coronavírus estavam sem fazer seus exames de forma regular. Aumentamos a autoestima das mulheres também com a promoção de cuidados com a beleza com maquiagem, higienização da pele e como utilizar os produtos”, explica a gerente da UBS Geraldo Magela, Aparecida Feitosa Santana.

Autoexame
O autoexame é indicado para que a mulher possa, a cada ciclo, monitorar seu corpo, em casa, após o banho, deitada ou na frente do espelho, com os braços erguidos atrás da cabeça, e com o toque da ponta dos dedos verificar se existe algum nódulo, caroço, mudança na forma da mama, dureza, se expelem algum líquido transparente ou de coloração vermelha ou anormal, que são alterações suspeitas e que devem ser relatadas no momento da consulta médica.

De acordo com a assistente social da UBS Geraldo Magela, Ana Paula Vila Lobos, o diagnóstico precoce é de extrema importância, já que ela pode salvar vidas e proporcionar um tratamento eficaz e com chances altíssimas de cura. 

“Portanto, mulher, esteja informada, ajude outras mulheres com informações, incentive os cuidados diários, tenha uma vida saudável, alimentação rica em nutrientes, pratique atividades físicas, todos esses fatores proporcionam uma vida mais saudável e diminuem os riscos. Toda mulher, entre 50 e 59 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, mesmo que não tenham sintomas”, orienta Ana Paula.

Prevenção
Segundo a nutricionista da Amo, Rafaela Eugênia Arce Dantas, existem fatores de risco podem ser evitados. “O câncer de mama não tem um fator de risco mais importante que os outros, todos estão relacionados aos hábitos de sedentarismo, obesidade após a menopausa, ter uma alimentação melhor. Já a segunda prevenção que a gente chama de secundária é descobrir quando ainda é pequeno, passível de cura e de tratamento e a mamografia é o principal aliado nessa forma de prevenção”, enfatiza.

Momento de cuidado
Depois da palestra, as usuárias cuidaram da beleza aprendendo a fazer higienização da pele e maquiagem. A usuária Andreza Ramos aproveitou o dia de ações para aprender mais como pode se cuidar. “Muitas mulheres assumem o papel de cuidar da família, da casa e do trabalho, mas também têm de se cuidar e aproveitar todos os serviços que são disponibilizados para sua saúde”, relatou.

Outra usuária que participou da atividade foi a dona de casa Maria da Silva. “Assim que soube que teria a atividade decidir participar. É muito importante a gente aprender cada vez mais sobre nossa saúde e como cuidar dela, ainda mais em um assunto tão importante que é o câncer de mama e depois ainda ser maquiada e aprender como cuidar da pele, é revigorante”, reconheceu.