Revisão do Plano Diretor propõe avanços qualitativos e quantitativos para a educação

Agência Aracaju de Notícias
23/10/2021 08h00

A revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju tem como um dos pontos de discussão as propostas para a Política Municipal de Educação, que têm como objetivo projetar melhorias e garantir a continuidade das boas ações que já implantadas na rede municipal de ensino nos últimos anos.

As diretrizes da Política Municipal de Educação levam em conta a estruturação das escolas municipais, priorizando locais com maior adensamento populacional e maior vulnerabilidade social; promovendo a universalização do atendimento escolar, com base na inovação e na modernização. 

A proposta prevê, ainda, a promoção de princípios de gestão democrática, incentivando a participação popular; e o planejamento na aplicação dos recursos destinados à educação, para que as necessidades de expansão com qualidade e equidade sejam garantidas. 

A secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, detalha que as propostas voltadas para a educação têm dois motes. “Primeiro, temos o foco no avanço quantitativo, aumentando o número de vagas, com a construção de novos espaços de ensino. Alinhado a isso, temos as propostas qualitativas, para que possamos avançar na construção de uma nova cidade”, expressa. 

Cecília destaca que a escola deve passar por um processo de ressignificação, para atender às demandas que levem em conta o futuro da capital e o desenvolvimento dos aracajuanos. “Então nossa proposta pensa em ampliar essa escola, mas considerando uma questão principal: que escola é essa que vamos ampliar?”, destaca a secretária. 

Processo contínuo 
Cecília Leite ressalta que é fundamental o processo de avanço ter continuidade, para que os aracajuanos possam observar, a longo prazo, o acerto dessa proposta. “O processo de reconfiguração é gradativo, não é feito em um dia ou um ano. E nós estamos trabalhando desde 2017 para avançar com as propostas, que já apresentam frutos no presente e vão se revelar ainda mais no futuro”, pondera. 

Por isso é crucial considerar a educação como área estratégica, pois é impossível pensar no futuro sem promover avanços nessa área. A inserção da educação no Plano Diretor é fundamental para estabelecer políticas públicas duradouras, com projetos que sejam aperfeiçoados ao longo dos anos. 

“Incluir a educação no Plano Diretor, apresentando propostas e estratégias, é pensar no futuro. Nós só teremos um futuro digno para os aracajuanos se conseguirmos garantir o acesso à educação de qualidade. A educação é fundamental para a gente continuar avançando”, enfatiza Cecília.