Secretário da Infraestrutura de Aracaju participa de abertura do Fórum Unicidades

Infraestrutura
22/10/2021 16h00

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, participou da cerimônia de abertura do Fórum Nacional de Secretárias e Secretários Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano - Unicidades.
 
O evento, que reúne gestores ligados à infraestrutura e urbanismo de todo o país, foi realizado nesta sexta-feira, 22, de forma virtual, para apresentar e discutir sobre problemas e soluções atuais nos centros urbanos.

O Fórum, apoiado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) - entidade presidida pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira - e WRI Brasil, visa ainda a troca de conhecimentos e informações, o fortalecimento da capacidade de promoção de desenvolvimento urbano sustentável e o reforço da articulação e organização de seus membros em pautas dos poderes Executivo e Legislativo federais.

A proposta do Fórum Unicidades é formar um espaço compartilhador de referências, com atividades para intercâmbio de ideias, conexão com outras redes de parceiros e envolvimento mútuo para captação de recursos federais, desenvolvimento de projetos e aplicação de instrumentos urbanísticos.
 
Outro aspecto importante que subsidia a criação do Fórum é a celebração de 20 anos da criação do Estatuto da Cidade, marco legal que direciona o desenvolvimento e planejamento urbanos, além de reger as normas que estabelecem a necessidade do Plano Diretor - que, em Aracaju, está em fase de sistematização de contribuições, após dois meses de consulta pública.
 
Em sua participação na cerimônia de abertura, Ferrari enalteceu a iniciativa e reforçou a importância da FNP para defesa dos interesses dos municípios. “Sou um grande entusiasta desta ideia, que não é só trocar experiências, mas também juntar potenciais e força. Podemos pegar as questões que interessam a todos nós para uma composição conjunta e coesa”, destacou.

Outras reuniões serão planejadas para dar continuidade aos debates. Participaram, também, do encontro digital, Junior da Femac, prefeito de Apucarana/PR e vice-presidente de Licenciamento de Obras e Empreendimentos da FNP; Jeconias Júnior, coordenador de Articulação Política da FNP; Carolina Baracat, secretária de Planejamento e Urbanismo de Campinas/SP; Denise Rech, presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas/TO; e Bruna Barroca, diretora presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá/PR.