Escolas municipais realizaram eleição dos Conselhos Escolares nesta terça, 26

Agência Aracaju de Notícias
26/10/2021 17h00

As 74 escolas municipais de Aracaju estiveram ainda mais movimentadas nesta terça-feira, 26, com a votação dos Conselhos Escolares para cumprimento do mandato 2021-2024. Participaram da votação alunos a partir de 12 anos, professores e servidores das escolas, além dos pais ou responsáveis.  

Fábio Ferreira Santana, candidato ao Conselho Escolar da Emef Bebé Tiúba, no bairro Luzia, comenta que a eleição é um momento muito importante. “O conselho é fundamental para auxiliar na gestão da escola, propondo melhorias, tanto para o espaço físico quanto para a vida dos alunos. Sou conselheiro e fiquei muito esperançoso ao ver que a escola cada dia está melhorando”, avalia. 

Mãe da pequena Clara Sofia, de seis anos, que estuda na Emef José Conrado, a atendente Carla Daniela Melo fez questão de passar na escola e deixar seu voto. “É importante participar das atividades da escola, fiquei sabendo por outros pais que teria a votação hoje e vim escolher meus candidatos”, relata. 

Elma Barreto, coordenadora na Emef Artur Bispo do Rosário, também fez questão de participar da eleição do Conselho Escolar. “É um momento democrático, onde os pais, os alunos e os funcionários administrativos de cada escola participam da escolha de seu representante. E quem for eleito participa das ações da escola, ajudando a planejar da melhor forma possível”, destaca. 

A pedagoga Thais Carvalho, presidente da votação na Emef Artur Bispo do Rosário, reforça a relevância da eleição como uma forma de garantir a gestão democrática da educação em Aracaju. “Como todos os setores que estão envolvidos na escola podem votar em seus representantes, todos têm poder de fala e poder de veto. Então os representantes do Conselho Escolar têm um papel de atuar de forma coletiva para buscar melhorias para todos”, enfatiza. 

Gestão compartilhada 
O Conselho Escolar pode ter de cinco a 13 membros, dependendo do número de estudantes matriculados na unidade, e conta com a representação de professores; servidores administrativos; alunos, com idade igual ou superior a 12 anos; além de pais e responsáveis legais. 

A formação dos Conselhos Escolares através de votação é fruto da Lei da Gestão Democrática, sancionada em 2018 pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Com mandato de três anos, os conselheiros escolares atuam em conjunto com a direção da escola na gestão de questões administrativas, financeiras e pedagógicas, exercendo papel importante no dia a dia das unidades.
 
Secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite destaca que todos os pais e responsáveis, professores e toda a comunidade escolar foram convocados para este dia, para que eles pudessem objetivar o processo de gestão democrática.
 
"Hoje, a gestão democrática já está consolidada nas escolas municipais de Aracaju, objetivada na eleição dos gestores escolares e dos Conselhos, duas instâncias fundamentais para os princípios democráticos", frisa a gestora.

É através do Conselho, por exemplo, que são repassadas para as escolas as verbas referentes ao Programa de Repasse de Recursos Financeiros (Prefin) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que são recursos municipais e federais, respectivamente, que auxiliam as unidades escolares em atividades diárias e na manutenção e realização de pequenos reparos.