Prefeitura vistoria equipamentos turísticos para garantir oferta qualificada de serviços

Indústria, Comércio e Turismo
29/10/2021 15h45

Além de cuidar da cidade, investir em melhorias urbanas, na mobilidade e recursos financeiros diretos para a divulgação da capital sergipana no mercado nacional do turismo, a Prefeitura de Aracaju também direciona sua atenção para a recepção de quem visita a cidade, com vistas a melhorar a imagem do destino e aumentar a permanência dos visitantes no destino.

Neste sentido, na manhã desta sexta-feira, 29, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, promoveu vistorias em equipamentos turísticos com o objetivo de avaliar a qualidade e capacidade de recepção dessas unidades.

Para o secretário, não basta apenas “termos uma cidade preparada e belos atrativos”, é preciso melhorar continuamente a capacidade de recepção aos turistas.

“Um bom acolhimento melhora a imagem do destino e possibilita o aumento da permanência do turista em nossa cidade e é isso que determina a gestão municipal, através do seu planejamento, que a satisfação do turista resulte em mais geração de emprego, mais renda e mais desenvolvimento para nossa cidade”, pontuou.

As primeiras unidades visitadas por Jorge Fraga, acompanhado da secretária-adjunta, Polyana Ribeiro, foram os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) do Mercado Thales Ferraz, no Centro, e da Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro.

Além de conversarem com as equipes de atendimento para buscar informações sobre fluxo e satisfação dos turistas que chegam nas unidades, os gestores observaram também a disposição dos materiais informativos nos balcões, bem como estrutura física, equipamentos, pintura e comunicação visual (plotters de identificação dos CATs).

A visita seguinte foi no Centro de Artesanato Chica Chaves, na Orla do Bairro Industrial. Representando as permissionárias dos boxes de vendas de produtos no local, a artesã Denise Santana recebeu o secretário e fez uma apresentação ao coletivo de artesãs e o trabalho que elas desenvolvem.

“Ficamos muito satisfeitas com a visita do secretário, aliás, quero elogiar a Prefeitura pelos secretários que atuam na área do turismo e também a Emsurb, são parceiros que sempre estão conosco. Hoje mesmo, o secretário Jorge chegou, conversamos sobre o período que ficamos paradas por conta da pandemia, mas que agora é hora de movimentar o Chica Chaves e estou muito confiante pelo bom diálogo que tivemos”, comemorou Denise Santana.

O secretário destaca a reforma completa da Orla do Bairro Industrial executada recentemente pela Prefeitura, que deixou o lugar "uma maravilha, um local lindo, aprazível". "E o Centro de Artesanato Chica Chaves é belo por fora e incrível por dentro, muito artesanato bonito, essas artistas põem alma em cada produto e tenho certeza que os turistas vão ficar contagiados com a beleza da Orla e com o artesanato do Chica Chaves”, enalteceu Jorge Fraga.

Encerrando a série de vistorias desta sexta-feira, o secretário visitou o espaço na Orla da Atalaia em que funcionarão, de forma compartilhada, o Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Sergipe (Singtur-SE) e o Centro de Atendimento ao Turista da Orla da Atalaia.

“Por sua importância no contexto de atrativos turísticos, a Orla da Atalaia precisava desse ponto de apoio aos visitantes e por isso quero  agradecer ao meu colega de gestão, Luiz Roberto, presidente da Emsurb, por ter disponibilizado este espaço para o Singtur-SE e também para equipes da nossa secretaria para trabalharem em conjunto na recepção e orientação aos nossos turistas”, afirmou Jorge Fraga.

Também participou da programação de visitas a diretora do Departamento de Promoção Turística (Dptur) da secretaria, Luciana Kariny.