Modernização do parque de iluminação chega ao bairro Jardim Centenário

Infraestrutura
29/10/2021 16h00

A modernização do parque de iluminação pública já é uma realidade na capital e, em breve, toda a cidade terá cobertura de lâmpadas de LED. Seguindo para alcançar este objetivo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), amplia o trabalho de substituição das luminárias para o bairro Jardim Centenário. Na próxima semana, o serviço será iniciado no Santa Maria.

No Jardim Centenário já foram implantadas mais de 170 lâmpadas com a tecnologia LED,  que garante mais luminosidade e economia aos cofres públicos. O trabalho é executado, também, em outras localidades, como Bugio e 17 de Março - ambos já próximos da conclusão -, Cidade Nova, 18 do Forte, Ponto Novo, Santos Dumont, e na avenida Beira Mar, a partir da Rotatória do Caju até o fim da sua extensão no sentido Centro/Sul.

Obras estruturantes, como a do loteamento Tia Caçula, já inaugurada, e as que estão em andamento, a exemplo do Moema Mary e do Jardim Indara, já são entregues à população com a iluminação em LED.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, explica que a PPP da iluminação pública foi um passo fundamental para mais uma mudança estrutural na cidade.
 
“Foi um passo providencial para o momento que estamos vivendo. As lâmpadas em LED proporcionam vários benefícios para a população e para a gestão pública também, já que têm maior vida útil, mais potência e produzem menor custo. A experiência de Aracaju é um sucesso, serve de referência para outras cidade e estamos satisfeitos com o andamento do serviço e ansiosos para ver a cidade inteira melhor iluminada”, pontua Ferrari.

A PPP fará de Aracaju a primeira capital do país a ter todo o seu parque de iluminação pública com a tecnologia LED. O consórcio, firmado com a empresa Conecta Aracaju S/A, irá gerir o parque de iluminação pelos próximos 13 anos e tem o prazo de 18 meses para realizar a melhoria de quase 60 mil pontos luminosos e a ampliação da rede na cidade. Além disso, 16 pontos turísticos terão iluminação especial, aumentando o embelezamento e o potencial atrativo dos cartões-postais da capital sergipana.

População elogia
Quem vive no Jardim Centenário já percebe a diferença durante a noite, com as novas lâmpadas de LED em operação. É o caso do Roberto Cardoso, antigo morador do bairro. “É uma satisfação muito grande ver a Prefeitura olhando para gente, para a comunidade. Aqui melhorou muito, era tudo muito escuro e inseguro também, mas agora está tudo mais claro com as novas lâmpadas, disse.

Elioenai Vieira, que reside no bairro desde que nasceu, afirma que a sensação de insegurança já foi superada. “O ambiente era tão escuro que não dava pra ver nem quem circulava na rua, e a gente se sentia inseguro. A iluminação nova já traz outra percepção, tudo fica bem mais claro, e a gente vê quem passa. Antes, a gente sempre ficava com medo de assaltos e outros crimes, mas agora está bem melhor”, elogia.

“Já deu para perceber a diferença, à noite fica bastante claro. Sair à noite com a rua escura dificultava muito a minha vida, porque tenho dificuldade de locomoção e era difícil enxergar. Quando o bairro todo estiver iluminado vai ficar muito diferente, e para melhor”, estimou Álvaro Góes.