Outubro Rosa: prefeita em exercício acompanha as atividades de mais um Sábado Saudável

Agência Aracaju de Notícias
30/10/2021 12h05

A Prefeitura de Aracaju realizou neste sábado, 30, ações voltadas à campanha do Outubro Rosa no âmbito da saúde, com a realização do último “Sábado Saudável”, com exames citopatológicos e de lâmina, além do agendamento de mamografias. A prefeita em exercício, Katarina Feitoza, acompanhou, ao lado da secretária da Saúde, Waneska Barboza, as atividades em algumas Unidades Básicas de Saúde, como a Onésimo Pinto, no Jardim Centenário, e a Roberto Paixão, no 17 de Março.

Katarina acredita que a campanha é uma ferramenta importante na conscientização da necessidade de cuidar da saúde feminina, que acaba sendo uma questão de saúde pública. 

“Cuidar das mulheres é ter um olhar sensível para toda a família e entender que trata-se de um grupo com propensão a determinadas enfermidades que podem e devem ser prevenidas, como o câncer de mama”, afirma Katarina. 

A campanha Outubro Rosa é realizada anualmente pelo município e, este ano, segundo a secretária Waneska, tem um saldo bastante positivo. 

“Desde que iniciamos as ações aos sábados temos uma procura muito grande e gradativa pelos serviços. O objetivo é promover essa busca ativa e identificar as que precisam de atendimento antes que estejam em estágios avançados”, diz Waneska.

Segundo ela, a iniciativa foi tão exitosa que a comunidade tem pedido que continue sendo realizada. “Estamos estudando a possibilidade de manter esse “Sábado Saudável” pelo menos uma vez ao mês, até dezembro, porque entendemos que muitas mulheres trabalham durante a semana e precisam dessa oportunidade para se cuidar”, ressalta. 

Maria Rosana de Lima Santos, 42 anos, aproveitou o sábado para colocar os exames em dia. “Vou fazer mamografia, sífilis, diabetes, o exame que tiver disponível eu vou fazer, porque a gente trabalha fora, não tem tempo e essa é uma oportunidade de se cuidar”, diz ela. 

Cilene Chagas também aprovou o “Sábado Saudável”. “É uma ação muito importante para incentivar que a gente se cuide e previna doenças, já que geralmente temos o sábado livre”, ressalta.