O Dia de Finados representa, para muitos, momentos de recordação e homenagens. Assim, a Prefeitura de Aracaju organizou uma estrutura planejada para garantir, dentro dos padrões sanitários, mais conforto e bem-estar para as centenas de pessoas que visitam os cemitérios públicos da capital, nesta terça-feira, 2.
No São João Batista, no Ponto Novo, e no Helena Alves Bandeira, no bairro Atalaia, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) disponibilizou banheiros químicos, equipamentos com álcool em gel, lavatórios, além de toldos e cadeiras para aqueles que participam das missas celebradas ao longo do feriado.
O senhor Fernando Pinheiro foi um deles. Desde 2020 sem visitar o túmulo dos familiares por conta da pandemia, ele contou que este ano se sentiu mais seguro e as medidas implementadas pela gestão contribuíram para isso, como ressaltou..
“Neste momento, é muito importante que a Prefeitura ofereça as condições para que as pessoas possam visitar os seus entes queridos com segurança”, enfatizou ele ao se referir às medidas de higienização disponíveis no espaço.
A dona de casa Maria Claudinei dos Santos, que chegou cedo ao cemitério São João Batista para participar da celebração conduzida pelo padre Antônio Cunha, destacou a limpeza e organização do local.
“Venho com frequência visitar minha filha e minha mãe que estão enterradas aqui, não só nessa época do ano, e sempre encontro o cemitério limpinho e muito organizado o que me deixa satisfeita”, afirmou ela.
Os mesmos aspectos foram ressaltados por dona Maria Rivanda dos Santos. “Eu acho ótima a estrutura que a Prefeitura oferece. Costumo chegar cedo para assistir a missa e fazer minhas orações em memória daqueles que já se foram”, disse.
Para organizar o fluxo de veículos, bem como garantir a segurança dos visitantes, há, ainda, a atuação de agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju e da Guarda Municipal, no entorno dos espaços públicos.
Além dos cemitérios, a movimentação também foi intensa na Passarela das Flores, localizada entre os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz. Por lá, a comercialização de arranjos e ramalhetes seguiu até o meio dia.
Limpeza
No decorrer do dia, para dar suporte na limpeza desses locais de visitação, a empresa municipal direcionou duas equipes fixas e 25 contentores para otimizar a coleta dos resíduos. Já os particulares são atendidos através de uma equipe itinerante. “Vale ressaltar que nos dias 3 e 4 as equipes retornam aos locais para a conclusão das ações de limpeza”, informou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.