Prefeitura mantém Campanha de Multivacinação até 30 de novembro

Saúde
04/11/2021 17h30

As crianças e adolescentes com idades entre zero e menor de 15 anos que estão com vacinas atrasadas têm mais uma chance de atualizar a caderneta de vacinação. Isso porque a Prefeitura de Aracaju, por meio de Secretaria Municipal da Saúde (SMS), seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), prorrogou até o dia 30 deste mês a Campanha Nacional de Multivacinação, que terminaria no dia 29 de outubro.

Em Aracaju, as UBSs já aplicaram, no âmbito da campanha, 19.078 doses. De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Imunização, Yuri Belchior, garantir o acesso dessa população às vacinas “é um compromisso nosso, mas também pais e responsáveis têm papel importantíssimo nessa missão de manter a caderneta de vacinação atualizada".
 
"Estamos falando da saúde de crianças e adolescentes. Então, sabendo da importância desse gesto, disponibilizamos 43 Unidades para vacinação, só não participam da Campanha as UBSs Lauro Dantas e Irmã Caridade. Com a prorrogação, todas as outras continuarão abertas até o dia 30 de novembro, nessa mobilização, e durante o ano todo para imunizar o público-alvo”, explica Yuri.

Documentação
Para atualizar o cartão vacinal, os pais ou responsáveis legais devem levar a criança até uma Unidade Básica de Saúde com documento com foto, certidão de nascimento da criança ou adolescente e cartão de vacinação. 

Vacinas disponíveis
Segundo o coordenador municipal de Imunização, a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
 
"Dos imunizantes aplicados durante a campanha, as vacinas HPV [2.190 doses], Meningite C [1.787 doses] e Pneumo 10 [1.783 doses] foram as que tiveram maior procura, somando 5.760 doses aplicadas”, enfatiza.

Dentre as vacinas que estão disponíveis nos postos estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
 
Além disso, estarão disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). 

Etapas com idades para a vacinação são as seguintes:
Ao nascer: BCG e hepatite.
Aos 2 meses (primeira dose): poliomielite 1, 2 e 3; rotavirus humano G1P1; DTP+HIB+HB; pneumocógica 10 valente.
Aos 3 meses (1ª dose): meningocócica C.
Aos 4 meses (2ª dose): poliomielite 1, 2 e 3; rotavirus humano G1P1; DTP+HIB+HB; pneumocógica 10 valente.
Aos 5 meses (segunda dose): meningocócica C.
Aos 6 meses (3ª dose): poliomielite 1, 2 e 3; DTP+HIB+HB.
Aos 12 meses: pneumocógica 10 valente; meningocócica C; sarampo, caxumba, rubéola.
Aos 15 meses: sarampo, caxumba, rubéola, varicela; coqueluche, hepatite A; difteria, tétano, perstussis (DTP) 1º reforço; poliomielite 1º reforço.
Aos 4 anos: poliomielite 1 e 3; DTP 2º reforço; varicela.
A partir de 7 anos: difteria, tétano (reforço a cada 5 ou 10 anos).
11 a 12 anos: menincogócica ACWY.
9 a 14 anos: HPV (2ª dose após seis meses da 1ª).