Prefeitura intensifica diálogos com empreendedores para movimentar o turismo no verão

Indústria, Comércio e Turismo
05/11/2021 12h37

Melhorando a qualidade de vida na capital com obras e serviços urbanos, investindo na promoção e divulgação da cidade, firmando convênios com o trade turístico, participando de grandes feiras nacionais e apoiando eventos locais e de outros estados, a gestão municipal tem intensificado diálogos com o trade turístico e empreendedores para alavancar a retomada das atividades no período de verão.

Dentro desse objetivo, na manhã desta sexta-feira, 5, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, convidou o empresário Alexandre Porto a apresentar o projeto Expo Verão para os secretários municipais Simone Passos, Sérgio Thiessen e Luciano Correia, das secretarias da Assistência Social, do Esporte e da Juventude, e Fundação Cultural Cidade de Aracaju, respectivamente.

“Já havia feito uma reunião com Alexandre Porto e conhecido o projeto. Como percebi que a proposta envolvia intersetorialidades com outros órgãos da gestão, propus essa reunião ampliada para que todos possamos definir conjuntamente a participação da gestão municipal no projeto”, esclareceu o secretário Jorge Fraga.

A Expo Verão é uma feira multisetorial, prevista para acontecer entre os dias 17 e 26 de dezembro, na praça de eventos da Orla da Atalaia, com o objetivo de comercializar variedade de produtos e serviços, tais como artesanato, turismo, moda, acessórios, veículos, produtos PET e fitness.

Durante a apresentação, Alexandre Porto destacou fatores que favorecem a realização do projeto. Segundo ele, “será a primeira feira multisetorial após a retomada de atividades; ótima perspectiva de atrair um bom público por ser realizada em período de férias, Natal e recesso dos poderes públicos; pela presença natural de turistas na cidade; e pelo momento de vendas do final do ano”.

Ainda de acordo com Alexandre Porto, o projeto prevê uma Arena de Entretenimento e é importante a participação das secretarias municipais presentes na reunião para a formação de uma programação esportiva, cultural e de artesanato que leve diversidade de público para a feira. 

“Temos uma estimativa de que a feira possa ter cinco mil pessoas por dia visitando os vários estandes, claro que isso vai depender do número de atividades que vamos oferecer, por isso a importância da participação da Prefeitura no projeto para levar atividades e público para o evento”,  defendeu Alexandre Porto.

Os secretários municipais Sérgio Thiessen, Simone Passos e Luciano Correia consideraram importante a iniciativa e se comprometeram a estudar com suas equipes técnicas a forma de participação de cada secretaria no projeto e a se reunirem para ajustes e alinhamentos.

Com vistas a obedecer os protocolos de segurança sanitária e estar alinhando aos esforços do Município no enfrentamento à covid-19, o projeto foi encaminhado também à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

Jorge Fraga considerou uma ótima reunião e destacou que a Prefeitura de Aracaju defende projetos e parcerias que estimulem o turismo e o desenvolvimento da economia municipal.

“É uma proposta de mérito, ela tem potencialidade para movimentar não só os segmentos do turismo, mas também outras cadeias da economia gerando emprego, renda e desenvolvimento em um momento tão crucial como o que estamos vivendo”, declarou o secretário.

Participaram também da reunião a secretária-adjunta, Polyana Ribeiro; e a assessora técnica da Semict, Carla Levita.