Usuários do abrigo Freitas Brandão participam do projeto Sexta Azul

Assistência Social e Cidadania
05/11/2021 16h01

Cuidar da população em situação de rua de Aracaju é uma das preocupações da administração municipal. Para isso, são ofertados diversos serviços das políticas da saúde e assistência social de forma contínua e criados para o período de pandemia, como o abrigo Freitas Brandão, que realizou nesta sexta-feira, 5, a “Sexta Azul”, projeto alusivo à campanha Novembro Azul, de conscientização e combate ao câncer de próstata.

O evento contou com uma vasta programação voltada à saúde do homem, como aferição de pressão arterial, testes rápidos, cortes de cabelo e barba, massoterapia, palestra, apresentação musical, sorteio de brindes, além de um café da manhã especial.

Atualmente, o Freitas Brandão, localizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão, localizado no bairro Suíssa, conta com 65 acolhidos, sendo em sua maioria pessoas do sexo masculino.

De acordo com a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos, o abrigo conta com uma equipe multidisciplinar composta por coordenadores, assistentes sociais, psicólogos, educadores e cuidadores sociais e a equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que trabalha diariamente na unidade.

“O Freitas Brandão foi o primeiro abrigo que abrimos no início da pandemia e permanece em funcionamento. No Novembro Azul, estamos promovendo ações, por meio da coordenadora do equipamento, a qual parabenizo pelo excelente trabalho, para além de acolher, cuidar. Sabemos que casos de câncer de próstata são recorrentes e para aqueles que se encontram em situação de rua, precisamos acolher, amparar e orientar. Agradecemos a todos que se somaram a essa causa necessária e urgente”, destacou Simone.

Segundo a coordenadora do abrigo e educadora social Kelly Teles, apesar da data alusiva para alertar os homens sobre os cuidados à sua saúde, o Município promove outras ações socioeducativas sobre a temática durante todo o ano.

“É um dia simbólico diante de todas as atividades que já fazemos diariamente junto aos Centros de Atenção Psicossociais, os CAPs, e Unidades Básicas de Saúde, onde deixamos as carteirinhas de vacinação atualizadas. É importante lembrar que hoje é um dia que escolhemos para comemorar ouvindo música, obter conhecimento, levantar a autoestima e se divertir, porém, essa ação não se restringe somente ao dia de hoje. Participamos de todos os serviços relacionados à saúde não só do homem, mas de todos os acolhidos no município, além daqueles ofertados dentro do nosso abrigo”, destacou Kelly.

Equipes do Projeto de Redução de Danos (PRD) e do Programa Consultório na Rua, ambos geridos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), colaboraram, também, com atividades preventivas e de reparação de danos. De acordo com o redutor de danos Raul Araújo, muitos usuários do Freitas Brandão já são acompanhados pelo PRD.

“Atuamos com a população em situação de rua e o PRD possui grande relevância na vida desses usuários. Muitos deles que estão aqui, são acessados nas ruas também. Realizamos oficinas de prevenção de danos para a reparação, além dos cuidados com a saúde. Hoje, junto ao Consultório na Rua, fizemos testagens de HIV, sífilis, hepatite e glicemia para garantir os exames de rotina e encaminhar para outros equipamentos da saúde os casos que necessitem de maior cuidado”, disse Raul.

Para o usuário do abrigo Fernando de Jesus, 56, as atividades ajudaram a alegrar o seu dia. “Gosto daqui porque as pessoas são muito boas, tratam a gente com carinho, principalmente de quem necessita de cuidados ainda mais atenciosos. Nos levam para tratamento médico, trazem de volta, é tudo maravilhoso. Já estive doente e hoje me sinto muito bem graças ao tratamento que recebi. Fiquei feliz quando falaram sobre a realização deste dia especial onde pudemos cortar o cabelo e receber todos os cuidados relacionados à nossa saúde”, detalhou.

Em situação de rua devido a problemas com substâncias psicoativas, Marcos Cavalcante, 48, está há um mês no Freitas Brandão. Ele foi encaminhado ao abrigo por meio de um atendimento que recebeu no Centro POP.

“A atenção que recebo é 100%. Exatamente hoje, a ação veio para nos fazer lembrar que nós, homens, precisamos cuidar da nossa saúde, do nosso físico e mental. O homem não tem o hábito de se cuidar, de correr atrás de exames. Aqui foi o contrário, a ação chegou até nós, achei ótimo. Aferi a minha pressão, fiz vários testes, assisti a palestra, foi muito importante”, contou.

Apoio
A realização da Secretaria Municipal da Assistência Social contou com o apoio do Projeto Redução de Danos (PRD) e o Programa Consultório na Rua, geridos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A palestra sobre “Saúde do Homem” ficou por conta do médico e sanitarista, coordenador do Programa Estadual de DST/Aids Almir Santana. Colaboraram, também, instituições de ensino como a Uninassau, que disponibilizou alunos do curso de enfermagem para a aferição de pressão arterial e realização de testes rápidos, e do Curso Mais Aracaju, com alunos do curso de corte e barba.