Prefeitura lançará canal de comunicação para tirar dúvidas sobre o ConecteSUS

Saúde
05/11/2021 18h15

A comprovação da aplicação das vacinas contra o coronavírus pode ser conferida pelo app ConecteSUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde para dispositivos móveis. Porém, em algumas situações, essa informação acaba não sendo registrada.

Diante dessa situação, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançará na próxima segunda-feira, dia 8, um canal de comunicação exclusivo para resolver esses casos.

“A ideia surgiu após registrarmos relatos de alguns usuários sobre a falta de atualização nesse sistema, mesmo depois terem tomado uma ou duas doses. Apesar desse aplicativo não ser gerenciado pela SMS, decidimos criar esse canal de atendimento, pois em algumas dessas situações o reenvio dos dados ao sistema nacional acaba sendo a solução”, explica o coordenador de inovação e gestão estratégica da Saúde de Aracaju, Seif Brito.

Qualquer pessoa que estiver nessa situação poderá mandar uma mensagem no WhatsApp do número 79 98113-5160, que será prontamente atendida pelas equipes da SMS. “Inicialmente, verificaremos se já se passaram dez dias do envio das informações da vacina da pessoa, pois o sistema necessita desse tempo para poder atualizar o registro no app. Se verificarmos um tempo maior que esse prazo, encaminharemos o caso para os nossos setores técnicos, onde serão apurados possíveis erros no processo. A partir da identificação do problema, serão feitas correções e um novo envio à plataforma digital, caso seja necessário”, complementa Seif.

A comunicação via WhatsApp facilita o processo de apuração, pois através do aplicativo será possível enviar fotos de documentos necessários à apuração e identificação dos usuários. O serviço estará disponível de segunda a sexta, de 8h às 17h.