Maletas digitais tornam aulas das escolas municipais mais dinâmicas e interativas

Educação
09/11/2021 12h00

A tecnologia vem sendo cada vez mais usada nas escolas municipais de Aracaju. Com o projeto Aula Digital, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Fundação Telefônica Vivo, estudantes têm acesso a equipamentos que possibilitam aulas mais dinâmicas e interativas. Nesta terça-feira, 9, como parte da terceira fase do projeto, nove escolas municipais receberam a maleta digital.

As maletas digitais contém um notebook, um roteador para intranet, um mini projetor, uma tela de projeção e 34 tablets. Os aparelhos já possuem aplicativos educativos específicos, que permitem ao professor explicar conteúdos de forma interativa. Desde o início do projeto, em 2017, 36 escolas municipais de Aracaju já receberam a maleta.

“Essa maleta vai ser de grande importância para a nossa escola porque ela vai dar mais dinamismo às aulas. Vai proporcionar aos professores usarem novas tecnologias e depois da pandemia isso tem sido cada vez mais importante. Acredito que as aulas ficarão mais interativas, pois os professores poderão trabalhar com o Google Forms, Google Docs, PowerPoint, e os alunos poderão acompanhar tudo simultaneamente e isso vai trazer mais modernidade para a nossa escola”, destaca Katia Valmont, coordenadora pedagógica da Emef Presidente Vargas, uma das unidades contempladas nesta fase do projeto.

A Emef Sabino Ribeiro também recebeu a maleta digital. A coordenação da escola acredita que a utilização dos equipamentos trará benefícios para os estudantes. “As novas tecnologias já fazem parte do dia a dia deles, pois eles já nasceram nesse ambiente virtual. Agora, a escola que precisa incorporar essa tecnologia pois, hoje em dia, o fato de aprender passa, inevitavelmente, ao acesso a essas ferramentas. E a Base Nacional Comum Curricular já prevê o uso das novas tecnologias na sala de aula”, explica o coordenador pedagógico da Emef, Odirley Batista. 

Aula digital
O Projeto Aula Digital foi desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Fundação La Caixa e implantado em 2017 no município de Aracaju. Na primeira fase do projeto, em 2017, foram contempladas 14 escolas. Na segunda fase, em 2018, mais 13 unidades de ensino. 

O projeto vem atuando com afinco nas escolas municipais de Aracaju, oferecendo, além de formação aos professores, conteúdos pedagógicos digitais, equipamentos tecnológicos e acompanhamento escolar. Para a etapa de formação e acompanhamento das escolas, a Fundação Telefônica Vivo conta com a parceria do Instituto Paramitas, que desenvolve ações com vistas à melhoria da qualidade educativa e social.