Prefeitura capacita profissionais contábeis da administração municipal

Fazenda
09/11/2021 17h00

Com o objetivo de capacitar os profissionais contábeis da Prefeitura de Aracaju, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), em parceria com a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), realizou nesta terça-feira, 9, uma mentoria acerca das novas implementações do sistema de patrimônio e as exigências para o cruzamento de informações com a contabilidade, visando um trabalho final fidedigno ao que é exigido por lei. 

Conduzindo a capacitação, a contadora de Operações Contábeis da Semfaz, Nataly Rocha, tratou das mais recentes mudanças do sistema e sobre as novas exigências feitas pelos órgãos de controle.
 
“Existe uma complexidade no conteúdo rumo à nova contabilidade pública aplicada ao setor público, visando a adequação aos padrões internacionais e ao resgate do objeto da contabilidade como ciência, que é o Patrimônio. Não há outra saída a não ser capacitar os contadores para que a nossa equipe esteja sempre preparada para executar o melhor trabalho”, analisou. 

Além disso, segundo a contadora da Fazenda, com a aproximação do encerramento do exercício, é ainda mais importante que todos os procedimentos estejam alinhados e dentro dos padrões do que a legislação vigente exige.
 
“Nosso objetivo é que a Prefeitura de Aracaju não receba citações do controle externo no que diz respeito à prestação de contas de 2021, período em que tornou-se obrigatório a verificação, mensuração e escrituração do Patrimônio, resguardando a gestão frente às contas públicas”, pontuou Nataly. 

Para o contador de Execução Orçamentária, Financeira e Contábil da Secretaria Municipal da Assistência Social, José Nilton Bastos, o conteúdo apresentado no curso foi bastante enriquecedor. “Foi mais uma oportunidade de agregar conhecimento à minha profissão”, disse, agradecendo, também, a receptividade da Escola de Governo.