Prefeitura mobiliza pais e estudantes para a prova Saeb 2021

Educação
11/11/2021 12h40

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta semana, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em Aracaju, a Prefeitura, por emio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está mobilizando estudantes e pais para a realização da avaliação.

Na capital sergipana, as avaliações serão iniciadas a partir da segunda quinzena de novembro e seguirão até dezembro. Nas escolas em que as provas serão realizadas, a equipe da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef/Semed) está realizando diversos encontros para tratar não somente com os estudantes, mas também com seus pais sobre a importância da realização da prova. 

“Nossa equipe está indo de escola em escola, seguindo um cronograma de visitas. Algumas unidades estão fazendo suas próprias ações e nós estamos acompanhando. Em outras, nossa equipe está participando diretamente, com palestras para os pais dos alunos mais novos, falando da importância da aplicação do Saeb, do que é o Saeb para a rede pública de ensino e porque é importante que eles mandem os filhos para a escola no dia da aplicação da prova”, explica a coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Ana Débora França. 

Já para os alunos do 5° e 9° anos, a conversa é diretamente com eles. “Damos o mesmo foco na conversa. Explicamos qual é a importância desta avaliação para a rede municipal de ensino e também para a própria escola”, completa Ana Débora.

Preparação
Desde o início do semestre letivo, que coincidiu com o retorno às aulas presenciais, as escolas municipais estão se preparando para a prova Saeb, com aulões e simulados. A Semed também aplicou uma avaliação diagnóstica para cerca de 25 mil alunos da rede como forma de identificar as principais dificuldades na aprendizagem dos estudantes. 

“A Prefeitura de Aracaju, através da Semed, tem trabalhado intensamente para alavancar os números do Ideb na rede. Entre as duas primeiras semanas de aula deste segundo semestre do ano letivo 2021, aplicamos a prova diagnóstica em todas as unidades de Ensino Fundamental, e agora estamos nos preparando para a prova nacional. Sabemos que a pandemia trouxe consequências, também, para o ensino em todo o mundo. Mas a partir desses diagnósticos poderemos caminhar para as resoluções necessárias”, explica a secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite.

Saeb 2021
As provas do Saeb, em 2021, são aplicadas entre 8 de novembro e 10 dezembro. A previsão do Inep é de que 6,8 milhões de estudantes sejam avaliados em todo o Brasil. A avaliação será aplicada em 254.744 turmas de 116.244 escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros.

A aplicação do Saeb 2021 avaliará de forma censitária os alunos das escolas públicas de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio. Essas mesmas etapas da educação básica serão avaliadas em formato amostral, nas escolas privadas. Além de responderem ao questionário, os estudantes também farão testes de língua portuguesa (leitura) e de matemática.

O 2º ano do ensino fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de língua portuguesa e de matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências humanas e de ciências da natureza para os alunos do 9º ano do ensino fundamental. A avaliação da Educação Infantil também acontece em formato amostral, por meio da administração de questionários para secretários municipais de educação, diretores escolares e professores.

Junto aos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, as médias de desempenho deste sistema correspondem a uma política de avaliação externa para definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Antes conhecido como Prova Brasil, o Saeb é realizado e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é aplicado a cada dois anos por amostragem de alunos.