Prefeitura inicia mapeamento geoespacial de Aracaju em bairros da zona Sul

Agência Aracaju de Notícias
12/11/2021 08h00

Esta semana, a Prefeitura de Aracaju deu um importante passo para a consolidação do conceito 'cidade inteligente', a partir do Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais, iniciativa inovadora, coordenada pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), que realiza o georreferenciamento de todo o território da cidade, algo semelhante ao que é praticado pelo Google Street View.

 
O projeto já está sendo executado e os primeiros registros de imagens geoespaciais da cidade começaram pelos novos bairros da zona Sul, na antiga Zona de Expansão. Na prática, esse mapeamento funciona por meio de um veículo denominado 'landrunner', pertencente à empresa Engefoto, contratada para a execução dos serviços.

O veículo é equipado com uma super câmera, com alcance de 360º, e nela estão acopladas outras seis câmeras que, durante o trajeto, disparam automaticamente a uma determinada distância, realizando inúmeras fotografias de ruas e avenidas.
 
"A gente começou no início da semana, pela Zona de Expansão. É realizado o mapeamento da cidade pelas imagens 360 graus, mapeando todas as ruas públicas e ainda alguns condomínios que vamos adentrar e tirar fotos, imageando todo o território de Aracaju. Com base nisso, a gente vai montando todas as fotos a cada distância, com uma trajetória de rua. Com isso, a gente vai montando uma base como se fossem várias imagens juntas, parecendo um vídeo", explica Ana Carolina Basso, técnica em geomática da Engefoto.

A previsão é de que o mapeamento terrestre seja concluído em dois meses, mas esse prazo pode ser estendido, levando em consideração que os equipamentos do landrunner não funcionam em dias de chuva.
 
"Nossa previsão de concluir vai levar alguns meses. A gente depende muito do tempo. Se está chovendo, a gente não pode sair. Por conta disso, vamos calcular ainda alguns meses para mapear a cidade por completo. Só temos um carro que faz esse trabalho, o qual vai servir para a base de dados da Prefeitura", reitera Basso, ao lembrar que a cidade também será fotografada por uma aeronave.
 
A coordenadora de geoprocessamento da Semfaz, Manuela Nascimento, lembra que o Mapeamento Móvel, faz parte do projeto de formação da Infraestrutura de Dados Espaciais de Aracaju, que envolve não somente o levantamento territorial, mas a modernização de informações cadastrais e ações de articulação institucional.
 
"Vamos atualizar as informações do cadastro de todas as infraestruturas, imóveis, vias, juntando também com informações de outras secretarias, como áreas ambientais, áreas de risco e outros elementos que são importantes para o planejamento e realização de políticas públicas da cidade. Toda a cidade será mapeada. O veículo vai passar por todas as ruas e ele também vai fazer fotografia de todas as fachadas e imóveis. Isso, para o cadastro, vai trazer o benefício de diminuir os custos com vistorias em campo e vai ajudar na fiscalização de como a cidade tem crescido", observa Manuela.

Para Raquel Harue Sawata, integrante da coordenadoria de geoprocessamento da Semfaz, para a gestão, a importância de se ter um mapeamento fotográfico, é a possibilidade de verificar o desenvolvimento da própria cidade.

"Poderemos verificar a dinâmica quanto aos usos dos imóveis da cidade, essas informações são importantes tanto para uso da prefeitura quanto para a realização de estudos de uso do solo e avaliar o desenvolvimento da cidade", destaca Sawata.
 
Geoportal Aracaju
No âmbito desse projeto, está prevista também a criação do Geoportal Aracaju, que disponibilizará todas as informações do mapeamento da cidade para a população geral, instituições de pesquisa, universidades e outros órgãos públicos que trabalham com planejamento.
 
"Está previsto o lançamento de um geoportal onde serão atribuídos diversos tipos de informação para a população. Futuramente, ele será disponibilizado no próprio site da prefeitura", acrescenta Sawata.