Maternidade do 17 de Março humanizará acolhimento às gestantes e bebês

Obras e Urbanização
11/11/2021 15h38

Proteger e cuidar da vida desde o seu primeiro instante: este é o legado que começa a ser consolidado com a construção da primeira maternidade pública municipal de Aracaju. Localizada no bairro 17 de Março, a unidade funcionará como um grande complexo materno-infantil, possibilitando que gestantes recebam acolhimento mais humano, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Prefeitura de Aracaju encaminha os últimos procedimentos para entregar o prédio à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No momento, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do projeto, realiza acabamentos, pintura interna e cumpre alguns ajustes recomendados em vistoria.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a importância social da obra. “Em breve, teremos o orgulho de disponibilizar à população um espaço mais que adequado para as mulheres da nossa cidade, que darão vida aos aracajuanos das futuras gerações. A maternidade terá capacidade para atender com muita atenção as mulheres da cidade inteira, sobretudo as mais carentes, que merecem um acolhimento digno. É isso que vamos proporcionar”.

Para execução da obra, a gestão municipal investiu R$18.079.620,99. Com quatro pavimentos, a maternidade ocupa uma área de 76.589,92 m². O prédio possui capacidade para cerca de 500 partos por mês, e conta com dez leitos de UTIs neonatal; dez leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo); cinco leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa); oito alojamentos pré parto, parto e pós-parto (PPP); três leitos com banheiras para parto humanizado; 50 alojamentos conjuntos para mãe e criança; duas salas cirúrgicas; três leitos de cuidados intermediários; dois leitos de estabilização; nove leitos de aplicação de medicação e observação.

Além disso, a maternidade terá, também, área de vivência para as mães, banco de leite humano, salas de repouso para profissionais da saúde e farmácia. A estrutura foi toda construída pensando também nas pessoas com dificuldade de locomoção e, por isso, o projeto engloba acessibilidade completa, com pisos táteis, banheiros adaptados, elevadores tipo maca e rampas.