Prefeitura realiza ação sobre saúde do homem para pessoas privadas de liberdade

Saúde
17/11/2021 14h00

Nesta quarta-feira, 17, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou ação de conscientização sobre o Novembro Azul, com a equipe da Unidade Básica de saúde (UBS) Joaldo Barboza, alertando e orientando homens privados de liberdade no Hospital de Custódia de Tratamento de Sergipe

A saúde do homem envolve cinco eixos prioritários: acesso e acolhimento; acidentes e violência; paternidade e cuidado; saúde sexual e saúde reprodutiva, e doenças prevalentes na população masculina. De acordo com o médico da rede municipal William Barcelos, o câncer de próstata, no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer do de pele não-melanoma, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

"As ações ocorrem para chamar a atenção para a importância da população masculina buscar os serviços de saúde antes do adoecimento. Os homens devem buscar atendimento preventivo, mantendo exames em dia e se cuidando melhor. A indicação é que o exame preventivo para detecção do câncer de próstata seja realizado a partir dos 45 anos”, explica.

Atividades
Na ação foram realizadas atividades educativas, avaliação em saúde bucal, verificação de pressão arterial, de glicemia, teste de covid, teste rápido hepatites, vacinação contra covid, tétano e hepatites. 

"Como aqui é um ambiente de reclusão, as probabilidades da transmissão e de contaminação de algumas doenças aumentam. Com estas ações garantimos a preservação da saúde e da integridade física, não apenas dos detentos, mas de todos os servidores que trabalham no sistema prisional e da população como um todo, pois toda população acaba sendo impactada em razão do contato que existe dos familiares com os presos durante os dias de visitas”, relata William.

Diagnóstico
A falta de exames influencia para que esta doença seja a segunda causa de óbito entre os homens brasileiros, o que justifica a intensificação das ações voltadas à saúde do homem. O médico faz questão de ressaltar que o câncer de próstata, quando detectado inicialmente, tem grande chance de cura. 

“O sintoma é um sinal de alerta, então, é preciso ficar com uma atenção maior, uma urgência maior porque pode estar num quadro avançado. Mas o paciente assintomático não pode deixar de fazer os exames, por isso a equipe da Unidade Joaldo Barboza rotineiramente segue realizando ações no Hospital", orienta o médico.