Conselho Municipal do Meio Ambiente julga recursos administrativos

Meio Ambiente
18/11/2021 15h15

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 18, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) apreciou e julgou recursos administrativos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema).

“Hoje, nós tratamos de poluição ambiental, atmosférica e todos os conselheiros tiveram opiniões muito consistentes e pertinentes sobre cada um desses aspectos. Não tenho dúvidas que as decisões tomadas aqui nos conduzirão a uma cidade cada vez mais sustentável”, declarou Alan Lemos, presidente do CMMA e gestor da Sema.

Para o secretário, o Conselho, como sempre, tem tratado questões importantes para o desenvolvimento de Aracaju. "A temática ambiental é trazida pelo CMMA com uma diversidade muito grande de posicionamentos, afinal, temos conselheiros de formações variadas e que representam entidades diferentes, tanto do governo, quanto da sociedade em geral”, disse.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju, Brenno Barreto, acredita que as reuniões do Conselho têm sido muito produtivas. “Todas as temáticas são discutidas com argumentos plenos e com a possibilidade de tomarmos as decisões sempre em conjunto e em colegiado. A CDL de Aracaju, por ter um assento no Conselho, tem tentado contribuir para um desenvolvimento econômico e sustentável, na condição das leis ambientais vigentes”, disse.

Para o representante da Fundação Projeto Tamar, Fábio Lira, as pautas discutidas na reunião são fundamentais para a cidade. “Além dos processos administrativos em grau de recurso, também tratamos sobre o Plano Diretor de Aracaju, algo que trará muitos benefícios para todo o meio ambiente, ou seja, para os seres humanos que ocupam essas áreas, para os animais e plantas que temos aqui no município”, elucidou.

Segundo Alan Lemos, as decisões tomadas em reuniões do colegiado impactam o meio ambiente de Aracaju de duas formas: “Primeiro, porque o CMMA define diretrizes e formas de atuação em relação ao Meio Ambiente. Segundo, porque o Conselho avalia os processos administrativos na área ambiental em grau de recurso e isso contribui para o padrão de comportamento ambiental das pessoas”, explicou.

“As decisões tomadas pelo Conselho implicam na atuação da Sema e sinalizam em como o Município atuará nas suas questões de sustentabilidade. Ao fazer isso, vamos construindo cada vez mais um arcabouço institucional para a atuação da Prefeitura na área ambiental”, completou o secretário do Meio Ambiente de Aracaju e presidente do Conselho.