Prefeitura realiza Oficina de Socioinfluenciadores no Cras Maria Diná

Assistência Social e Cidadania
18/11/2021 16h40

Com o objetivo de produzir conteúdos que possam influenciar positivamente a sociedade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 18, uma oficina de capacitação do projeto Formação de Socioinfluenciadores.

Realizada na área externa do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná de Menezes, bairro 17 de Março, a oficina teve como público-alvo os profissionais técnicos do Cras, e contou com a participação da equipe técnica de assistentes sociais do equipamento.

Na oficina, os participantes tiveram aula sobre noções básicas de produção de roteiro e gravação de vídeo com o idealizador do projeto, o oficineiro Ewertton Nunes.

“Esse projeto é intitulado Socioformação de Socioinfluenciadores, com a ideia de capacitar todos os profissionais que atuam, de alguma forma, com a educação, e nós, dos Cras, atuamos com a socioeducação, trabalhando os sujeitos sociais, desde o início, em rede, potencializando as redes sociais, sejam elas físicas ou virtuais. Essa socioformação audiovisual parte da ideia de que temos uma poderosa estrutura no universo visual e precisamos empoderar esses trabalhadores da assistência social. Trabalhamos a oficina de roteiro, como também já fizemos técnicas de teatro e interpretação, dando aparatos para que consigam executar essa socioinfluência”, explica o oficineiro.

Para a coordenadora do Cras Maria Diná Menezes, Josefa Laurentino, a oficina possibilita inovações no trabalho do dia a dia. “Ewertton nos propôs a realização dessa oficina de socioinfluenciadores que logo nos despertou o interesse, porque, de fato, na prática, nós não temos essa facilidade de falar em público, com contundência e de forma sucinta, então tem sido um aprendizado maravilhoso, porque ele nos passa a prática dele, a experiência e o conhecimento, e, inclusive, estou levando para minha vida pessoal. Isso será de extrema importância para inovarmos na realização do nosso trabalho”, disse.

A assistente social Janaína Félix diz que a capacitação agrega conhecimentos, tanto para a vida profissional, como para a vida pessoal. Segundo ela, nesse momento de contexto tecnológico, tão voltado para as redes sociais, e com o nosso direcionamento da gestão, que também tem sido dessa forma, a capacitação tem contribuído para esse processo de aprendizagem de adaptação para esse formato, "não somente para o atendimento que aconteceu durante a pandemia, mas para o atendimento futuro, de como vamos desenvolver a metodologia de atividades".

"Essa oficina está contribuindo para esse novo processo que iremos adentrar, que é um desafio. Então precisamos entender mais sobre essas ferramentas e acessar melhor esses novos usuários que estão chegando”, afirma a assistente social.

O Projeto
Iniciado em julho deste ano, o projeto é desenvolvido com profissionais, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado nos Cras Carlos Fernandes de Melo, situado no bairro Lamarão, no Terezinha Meira, no bairro Olaria, e Maria Diná, no 17 de março, onde os profissionais e usuários protagonizam a produção de conteúdo para suas redes sociais utilizando o audiovisual como principal meio.

A partir da orientação de um educador social, eles produzem conteúdos que possam influenciar positivamente a sociedade. Dentro do projeto, são realizadas oficinas de edição de vídeo, de produção de conteúdo para vídeos, dicção, teatro, expressão facial, dentre outras para que os profissionais possam melhorar o desempenho frente às câmeras.