Empreendedores participam de palestras de negócio promovidas pela Prefeitura

Formação para o Trabalho
18/11/2021 21h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), promoveu nesta quinta-feira, 18, o Encontro de Empreendedores. O evento, foi realizado no Centro de Qualificação e Unidade de Produção do bairro 17 de Março, objetivou potencializar o empreendedorismo local, a partir de uma programação que envolve capacitação e orientação, fundamentais para que o microempreendedor obtenha êxito no próprio negócio.

O encontro teve palestras sobre a importância do planejamento financeiro, o uso das redes sociais, a formalização do microempreendedor individual (MEI) e a oferta de microcrédito junto ao Banco do Nordeste, instituição financeira parceira da Fundat.
 
Na abertura do evento, que continuidade no próximo dia 25, a presidente da Fundação Municipal, Edivaneide Lima,  explicou a importância desta ação para motivar e alavancar o negócio local.
 
“A Fundat proporciona esse suporte para quem possui um empreendimento, pois esse é um dos eixos trabalhados diariamente. O intuito desse encontro é promover a autonomia dos empreendedores por meio da informação”, destacou Edivaneide. 

Coordenadora de Grupos de Produção e Unidades Produtivas da Fundat, Martha Lisboa abriu o ciclo de palestras abordando a necessidade do planejamento financeiro de uma empresa, visto que é um dos assuntos mais essenciais quando se trata de empreendedorismo.
 
Logo após, o especialista em Marketing Digital, Jhon Viana, explanou sobre como as redes sociais, especialmente o Instagram, podem ser instrumentos para potencializar a presença do empreendimento no meio digital. Além disso, temas como educação financeira, formalização de MEI e oferta de microcrédito bancário para os empreendedores também foram abordados no Encontro de Empreendedores.

Microcrédito 
A agente de crédito do Banco do Nordeste, Ana Carolina, palestrou sobre microcrédito, abordando o assunto de maneira clara e esclarecedora para os participantes. “Firmamos essa parceria com a Fundat para apresentar algumas possibilidades que o microempreendedor tem com a nossa instituição financeira. O microcrédito pode potencializar financeiramente, pois o capital é necessário para o negócio crescer de forma orgânica e planejada”, disse a agente.

Capacitando para empreender
A capacitação se torna necessária para minimizar ou até mesmo minimizar possíveis falhas nos negócios. Por isso, a Prefeitura garante aos empreendedores aracajuanos orientação de profissionais qualificados. 
 
Martha Lisboa, uma das organizadores do Encontro, ressaltou aos empreendedores a importância de um negócio fluido e com menos problemas para que, assim, possa crescer e gerar bons resultados e lucros. “A ação tem um objetivo bastante claro. Esse evento promovido pela Fundat visa esclarecer e capacitar aquelas pessoas que desejam ou já têm um empreendimento”, explica. 

Empreendedora no ramo de artesanato, Shirley Ferreira participou do primeiro dia da programação com o intuito de melhorar o seu negócio com as instruções ofertadas pela Fundat.

Ela também compartilhou com os participantes a sua história de sucesso como empreendedora em um depoimento motivador. “Foi muito interessante participar desse evento porque tive a oportunidade de tirar várias dúvidas, principalmente sobre as redes sociais porque preciso melhorar a presença do meu negócio no digital”, conta Shirley.
 
Programação
O Encontro de Empreendedores terá continuidade no próximo dia 25, e para participar do evento, os microempreendedores devem contatar a Fundat pelo telefones (79) 3179-1331 ou (79) 99151-9766 e realizar a inscrição.

Encontro de Empreendedores: 25/11 | 8h às 12h | Centro da Juventude de Aracaju - Endereço: Praça da Juventude, s/n, Conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia.