No Horto Municipal, Prefeitura cultiva plantas medicinais para distribuir à população

Meio Ambiente
19/11/2021 10h40

A Prefeitura de Aracaju mantém o cultivo de mudas no Horto Florestal Municipal, localizado no Parque da Sementeira. Dentre os diversos tipos de mudas cultivadas no local, que é gerido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), estão as plantas medicinais, as quais são distribuídas à população.

Segundo a analista ambiental do Horto, Cleudes dos Santos, esse cultivo é feito com base na Relação Nacional de Plantas Medicinais de interesse ao Sistema Único de Saúde (RENISUS) e, também, está de acordo com o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e com as Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).

“O RENISUS define a utilização de 71 espécies de plantas medicinais com indicação de uso seguro, com eficácia e qualidade comprovada para a população por meio da planta in natura, dos fitoterápicos e de serviços relacionados à fitoterapia no SUS. Isso visa o resgate das práticas populares e tradicionais na promoção da saúde”, explica Cleude

A analista destaca que algumas das mudas de espécies medicinais que são entregues à população já estão consolidadas para uso popular. “A exemplo do capim santo, funcho, que apresenta funções semelhantes à erva doce; boldo brasileiro; hortelã graúdo; babosa ou aloe vera; manjericão; cana do brejo; erva cidreira; camomila; alfavaca; folha da fortuna, que apresenta funções semelhantes ao saião, dentre outras”, pontua Cleude.

Cultivo e distribuição
De acordo com o coordenador do Horto Florestal, Vitor Melo, o local conta com matrizeiros com uma série de plantas medicinais. “Para as plantas medicinais, podemos tanto semeá-las em bandejas de isopor, quanto reproduzi-las pelo processo de estaquia. Quando elas estão prontas, colocamos em um saquinho para passar a toda a população”, diz.

O coordenador salienta que, no momento, não há mais restrição e a população pode entrar livremente no Parque da Sementeira para adquirir sua muda. “Com a flexibilização do acesso ao parque para a entrada da população, voltamos a fazer as nossas doações de plantas de forma irrestrita”, afirma Vitor Melo, ao acrescentar que a iniciativa do Carro da Árvore é outra proposta que visa facilitar o acesso dos aracajuanos a essas mudas.