Prefeitura atua continuamente na captação de eventos esportivos para Aracaju

Juventude e Esporte
19/11/2021 16h00

A Comissão de Captação de Eventos Esportivos, composta por uma equipe de servidores da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), reuniu-se na sede da secretaria, nesta sexta-feira, 19, para mais um encontro do grupo responsável por captar eventos e projetos esportivos junto a instituições públicas e privadas de âmbitos federal, estadual ou municipal para a capital sergipana. 
 
A comissão tem o objetivo de cumprir a meta de atrair eventos de grande porte para Aracaju, conforme consta no Planejamento Estratégico da gestão municipal. “Nestas reuniões, nós buscamos discutir como atender o objetivo do Planejamento Estratégico da Prefeitura, e essa comissão é responsável pela captação desses eventos”, explica a chefe da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Sejesp, Liliane Reis Borba.

A expectativa é de que os eventos que estão sendo planejados pela equipe tragam um bom retorno à cidade, movimentando o mercado local e acelerando a economia, visto que o esporte, além de incluir a sociedade na prática esportiva, também estimula o comércio e o turismo. “Estamos utilizando o esporte como ferramenta de fortalecimento da economia local através da organização de megaeventos”, destaca o presidente da comissão, Antônio Hora.

Ciente de que o turismo esportivo é uma crescente em todo o mundo, o secretário da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, defende que o fomento a este tipo de atividade pode render bons frutos para a capital em diversos âmbitos e elevar o nome da cidade.
 
“O funcionamento efetivo da comissão tem sido fundamental para que possamos cumprir a nossa meta de captar grandes eventos esportivos para a nossa cidade, entendendo que esses eventos levam a imagem de Aracaju para todo o Brasil e o mundo”, destaca Thiesse.

A comissão, que já apresenta alguns resultados positivos, também conta com as articulações do gestor da Sejesp, que recentemente cumpriu agenda de trabalho no Rio de Janeiro, onde manteve diálogo com o secretário nacional da lei de incentivo ao esporte, Leonardo Castro, e protocolou a solicitação de encaminhamento de patrocínio de empresas para doação de imposto de renda. Ainda no Rio, Thiessen acompanhou os jogos escolares brasileiros, nos quais se reuniu com diversos dirigentes de federações de modalidades, em busca de uma maior inserção do esporte na capital sergipana.
 
“Nesta última reunião do secretário no Rio de Janeiro, ele convidou a diretoria da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (Cbde), que já esteve na cidade de Aracaju, para uma reunião”, comenta Hora. “Possivelmente, em 2022, Aracaju estará sediando a competição que vai indicar os representantes do Brasil para a Gymnasiade (Olimpíada Escolar Mundial) a ser realizada na Normandia, na França”, completa.