Prefeitura leva modernização da iluminação pública a mais dez bairros

Infraestrutura
24/11/2021 12h45

A modernização do parque de iluminação pública da capital é sinônimo de avanço em aspectos como segurança, comodidade, economia e qualidade de vida. Em alguns meses, todos os pontos de luz da cidade estarão equipados com lâmpadas de LED, que proporcionam mais potência e têm maior vida útil, o que fará de Aracaju a primeira capital do país a ter todo o seu parque de iluminação pública com a tecnologia LED.

Em continuidade à expansão do trabalho, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), ampliou a substituição das luminárias de vapor de sódio por LED para mais dez bairros: Centro, Cirurgia, Getúlio Vargas, Industrial, Marivan, Olaria, Pereira Lobo, Robalo, Santo Antônio e Suíssa.

Outras dez localidades já tiveram o serviço iniciado anteriormente, como os bairros 17 de Março, 18 do Forte, Bugio, Cidade Nova, Coroa do Meio, Dom Luciano, Jardim Centenário, Ponto Novo, Santa Maria e Santos Dumont. Ao todo, são 20 bairros sendo modernizados com a nova iluminação.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca que essa mudança, feita de maneira gradual, mudará a cara da cidade. “Em algum tempo, a capital terá toda a sua iluminação em LED. A diferença será enorme, porque são lâmpadas que iluminam mais gastando menos. Isso traz uma sensação de segurança maior, e deixa o ambiente urbano até mais bonito. A gestão municipal adotou a iniciativa de inaugurar as obras estruturantes já com iluminação em LED, como é o caso do Jardim Indara, Tia Caçula e outros locais. Estamos acompanhando o ritmo, empenhados em entregar esse grande benefício para a população”, enfatiza.

Esta semana, a avenida Maranhão foi um dos locais beneficiados. Quem vê, já percebe a diferença, como o mecânico Almidian da Silva. “Realmente tem mais qualidade, está ficando muito bom. A gente precisava de uma iluminação melhor e essa está ótima para os moradores", elogia.
 
A autônoma Lílian Santos conta que a substituição resolve problemas antigos. “A iluminação melhorou bastante, antes a lâmpada ficava piscando e sempre queimavam, agora está bem melhor. Ajuda bastante na questão da violência, foi uma ótima mudança", diz.

O consórcio, firmado com a empresa Conecta Aracaju S/A, irá gerir o parque de iluminação pelos próximos 13 anos e tem o prazo de 18 meses para realizar a melhoria de quase 60 mil pontos luminosos e a ampliação da rede na cidade. Além disso, 16 pontos turísticos terão iluminação especial, aumentando o embelezamento e o potencial atrativo dos cartões-postais da capital sergipana.