Controladoria-Geral participa de ciclo de formação realizado pela Guarda Municipal

Controladoria Geral do Município
25/11/2021 12h01

Sob organização da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) está realizando, desde o dia 9, um ciclo de formação e capacitação continuada, que tem como público-alvo corregedores, ouvidores e coordenadores operacionais e administrativos da corporação.

As aulas estão sendo ministradas por psicólogos, gestores em recursos humanos, advogados, professores universitários, policiais militares e, nesta quinta-feira, 25, contou com palestras do ouvidor-geral do Município, Marcelo Barbosa, e do assessor especial para assuntos governamentais da Controladoria-Geral do Município (CGM), Roberto Santos.

O projeto, denominado "Ciclo de Formação da GMA", surgiu da necessidade de atender a uma demanda da Polícia Federal, a qual exige 80 horas de cursos teóricos de formação continuada para que o porte de arma seja renovado, pontuou Jaqueline Gomes. A proposta é que, posteriomente, o treinamento contemple a participação de todos os componentes da GMA.

Em sua palestra, Marcelo Barbosa explanou sobre o dia a dia da Ouvidoria, sua organização, competências, importância e desafios. “A partir da parceria entre a GMA e CGM, nós pudemos apresentar um pouco da Ouvidoria-Geral, que, juntamente com as ouvidorias setoriais da Prefeitura de Aracaju, cumpre um importante papel de escutar os anseios da sociedade, suas queixas, sugestões, reclamações, denúncias e elogios”, relatou.

Ainda de acordo com Marcelo, a Ouvidoria Municipal se consolida a cada dia como um importante canal de comunicação entre os aracajuanos e a gestão. “Tanto é assim que, anualmente, registramos cerca de quatro mil manifestações, de todos os tipos. E com isso nossa responsabilidade aumenta e atuamos para apresentar resolutividade em nossas demandas”, pontuou.

Roberto Santos abordou o tema Transparência e Acesso às Informações Públicas, pilares da cidadania participativa. De acordo com ele, a sua ausência inibe a participação popular e o controle social da gestão pública. “A inclusão desses temas no evento da GMA demonstra o interesse na qualificação e fortalecimento cidadão dos seus servidores”, frisou.
 
Participante do evento, a ouvidora setorial da GMA, Paola Calumby, caracteriza o minicurso como “de extrema importância, pois é preciso saber quais as diretrizes da Ouvidoria para podermos prestar um bom serviço à população”.