Prefeitura inicia atividades de educação ambiental na Emei Ana Luiza Mesquita

Planejamento e Orçamento
25/11/2021 15h34

Nesta quinta-feira, 25, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Luiza Mesquita Rocha, no bairro José Conrado de Araújo, participaram de uma oficina voltada para a educação ambiental realizada pela Prefeitura de Aracaju, a partir do Programa de Requalificação Urbana - Construindo para o Futuro.

A ação faz parte das atividades socioambientais desenvolvidas pelo Município como contrapartida do financiamento captado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para execução de importantes obras de infraestrutura que somam mais de R$400 milhões em investimentos.

A oficina foi realizada conjuntamente pela secretarias municipais do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Meio Ambiente (Sema) e Educação (Semed), em parceria com a Cobrape, empresa supervisora do Programa de Requalificação Urbana.

Durante toda a manhã, as crianças participaram de brincadeiras e atividades lúdicas para que pudessem compreender a importância do meio ambiente. Segundo a diretora da Emei, Érica Rejane dos Santos, o projeto busca utilizar o espaço da escola para implantar uma horta junto com os alunos e, a partir dessa iniciativa, envolver os pequenos na promoção da conscientização ambiental.

"Nosso objetivo foi trazer educação ambiental para a escola, que tem muita área verde disponível. Apesar da pouca idade, são crianças que entendem esse tema, pois os professores já abordam isso ao longo do ano. Iniciamos esse projeto com o trabalho pedagógico, tivemos o teatro da Sema, que eles adoraram. Em seguida, vamos começar nossa hortinha com eles, porque a ideia é que eles cuidem do ambiente onde estudam", explica a diretora.

De acordo com a coordenadora ambiental do Programa de Requalificação Urbana, Heloísa Thaís Rodrigues de Souza, essa foi apenas a primeira das diversas ações que ainda serão realizadas na escola.

"Começamos com esse momento de sensibilização, mas ainda teremos outras oficinas e a implantação da horta. A atividade acabou se integrando ao projeto pedagógico da escola, mobilizando e agregando todas as turmas e professores. Isso tudo é para plantar uma sementinha nessas crianças, que são o nosso futuro, para que possam ser guardiões do meio ambiente", avalia Heloísa.

Para a representante da Cobrape, Joselice de Oliveira Sousa Nunes, aproximar as questões ambientais das crianças, já nos primeiros anos de vida, é fundamental. "A atividade reforça a importância da sensibilização ambiental de crianças para uma nova atitude diante do mundo. Tudo isso está dentro do contexto das salvaguardas socioambientais do BID, e isso é muito importante para que as ações sejam integradas e cada um possa dar sua contribuição", afirma.